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dc.creatorAndrade, Germano Augusto Metzner de-
dc.date.accessioned2023-05-31T12:02:32Z-
dc.date.available2023-05-31T12:02:32Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationANDRADE, Germano Augusto Metzner de. Utilização de regras de associação para identificação de combos presenteáveis. 2022. Monografia (Especialização em Ciência de Dados) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31502-
dc.description.abstractWith the evolution of the technology, the volume of data has been growing significantly over the years, and along with that, the necessity to extract information from large datasets has become increasing. The theme of Knowledge Discovery in Databases has the objective to explore and extract relevant information until then unknown by specialists, converting such perceptions into messages that are easy to interpret. This process is composed of several techniques that demand great computational efforts that would not be possible without the advent of programming. The Association Rules method is one of these procedures, where it performs the role of finding relationships between different pieces of information, being widely used to improve the performance of sales in supermarkets. The study local of this work is a retail commercial establishment that works with thousands of items, where its difficulty lies in reducing low-flow products stored in stock. The objective of this work is to use the Association Rules technique to generate statistically attractive combos and exhaust items accumulated in stock. To execute this study, bibliographic surveys were realized, where the Fp-Growth algorithm was chosen to perform the processing of the information, given its effectiveness in executing large data sets. Of the thirteen products selected, promising associations were found for two of them. Altogether, seven association rules, for promotion and non-promotion periods, were found.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectVendas - Administraçãopt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.subjectSales managementpt_BR
dc.titleUtilização de regras de associação para identificação de combos presenteáveispt_BR
dc.title.alternativeUse of association rules to identify giftable combospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom a evolução da tecnologia, o volume de dados vem crescendo significativamente durante os anos, e juntamente disso, a necessidade de se extrair informações de grandes conjuntos de dados foi se tornando cada vez maior. O tema de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados tem como objetivo explorar e extrair informações relevantes até então desconhecidos por especialistas, traduzindo tais percepções em mensagens de fácil interpretação. Este processo é composto por diversas técnicas que demandam grandes esforços computacionais que não seriam possíveis sem o advento da programação. O método de Regras de Associação é um desses procedimentos, onde desempenha a função de localizar relações entre diversas informações, sendo muito utilizado para aprimorar o desempenho das vendas em supermercados. O local de estudo deste trabalho é um estabelecimento comercial de varejo que trabalha com milhares de itens, onde sua dificuldade está em reduzir produtos de baixo fluxo armazenados em estoque. O objetivo deste trabalho é utilizar a técnica de Regras de Associação para gerar combos estatisticamente atrativos e exaurir os itens acumulados em estoque. Para realização de tal estudo, foram feitos levantamentos bibliográficos, sendo escolhido o algoritmo Fp-Growth para desempenhar o processamento das informações, visto sua efetividade em executar grandes conjuntos de dados. Dos treze produtos selecionados, foram encontradas associações promissoras para dois dele. Ao todo, sete regras de associação, para períodos de promoção e não promoção, foram encontradas.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Oliva, Jefferson Tales-
dc.contributor.referee1Mantovani, Rafael Gomes-
dc.contributor.referee2Barbosa, Marco Antonio de Castro-
dc.contributor.referee3Oliva, Jefferson Tales-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ciência de Dadospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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