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Título: Análise das mudanças do processo de desenvolvimento integrado de produtos em uma média empresa de confecção advinda da oscilação de mercado
Título(s) alternativo(s): Analysis of the changes in the integrated product development process in a medium-sized clothing company arising from market fluctuations
Autor(es): Fernandes, Bruna Luiza
Orientador(es): Fagan, Ariana Martins Vieira
Palavras-chave: Roupas - Confecção
Indústria têxtil
Desenvolvimento organizacional
Dressmaking
Textile industry
Organizational change
Data do documento: 16-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: FERNANDES, Bruna Luiza. Análise das mudanças do processo de desenvolvimento integrado de produtos em uma média empresa de confecção advinda da oscilação de mercado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Têxtil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: A previsão do futuro do setor têxtil e de confecção mostrava que a indústria da confecção ainda era muito sensível por conta de uma diminuição em sua competitividade frente aos produtos asiáticos. Porém, o ano de 2020 veio para derrubar as premissas feitas e reestruturar toda indústria do país, não ficando de fora a indústria têxtil. Foi constatado que um dos reflexos da pandemia é a mudança hábitos de consumo, e aquela fragilidade antes vista perdeu lugar hoje para a retomada que a indústria tem tomado. O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise das mudanças do processo de desenvolvimento integrado de produtos em uma média empresa de confecção advinda da oscilação de mercado, no qual apresenta a metodologia de um estudo de caso. Assim, trabalho foi concluído através do diagnóstico e análise dos processos realizados na empresa em 2020 e 2021, possibilitando a visualização da evolução e novos pontos de melhoria para o futuro.
Abstract: The forecast for the textile and clothing sector showed that the clothing industry was still very sensitive due to a decrease in its competitiveness against Asian products. However, the year 2020 came to overturn the assumptions made and restructure the entire industry in the country, not leaving out the textile industry. It was found that one of the consequences of the pandemic is the change in consumption habits, and that weakness has lost its place today to the recovery that the industry has taken. This work aims to analyze the changes in the process of integrated product development in a medium-sized clothing company arising from market fluctuations, in which it presents the methodology of a case study. Thus, work was completed through the diagnosis and analysis of the processes carried out in the company in 2020 and 2021, enabling the visualization of evolution and new points of improvement for the future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31337
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