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Título: Considerações do cenário contemporâneo de tecnologia 4.0 em indústria de confecções
Título(s) alternativo(s): Considerations of contemporary integration of industry 4.0 technology in textile manufacturing
Autor(es): Fernandes, Guilherme Martins
Orientador(es): Souza, Flávio Avanci de
Palavras-chave: Tecnologia
Robótica
Vestuário - Indústria
Technology
Robotics
Clothing and dress - Industry
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: FERNANDES, Guilherme Martins. Considerações do cenário contemporâneo de tecnologia 4.0 em indústria de confecções. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Têxtil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: A Industria 4.0 é o termo que o governo alemão adotou em 2011 para lançar uma plataforma de modernização, da sua já desenvolvida indústria, para contrapor ao competitivo mercado asiático, fazendo com que a indústria retornasse a produção para o seu país. Este movimento fez com que outros mercados se adequassem ao novo momento. Para tanto, tecnologias como sistemas ciberfísicos, sensores, big data e internet das coisas, entre outras, foram integradas aos meios de produção permitindo-­as que fossem coletados dados em tempo real e que esses fossem tratados de forma a otimizar a produção. O uso de tecnologias robóticas faz com que a produção se acelere sem a necessidade de um grande número de operadores ou até o controle total do processo por meio da computação em nuvem. Entretanto, esta modernização da tecnologia não chegou a todas as áreas da indústria, pois é notável que alguns segmentos industriais tiveram alta aderência as novas tecnologias enquanto outros, que incluem a indústria da confecção, encontraram obstáculos no seu desenvolvimento ou até desconhecem as tendências no setor. Neste trabalho foi analisado o nível de conhecimento de engenheiros têxtis que atuam em confecções com relação a tecnologias da Indústria 4.0 e o nível de importância que as empresas em que atuam despendem a estas inovações. A coleta de dados realizou-­se por meio de questionários semiestruturados encaminhados a este público. Concluiu­-se a partir destes que estas empresas podem usufruir de tecnologias digitais mas existem obstáculos, principalmente relacionados a altos investimentos requeridos na implementação destas tecnologias. Entretanto, algumas tecnologias podem mantê-­las competitivas pelo baixo custo, o que favorece empresas com menor capital. Os resultados também mostraram que, apesar de haver muita facilidade de alguns dos participantes da pesquisa, há outros tiveram dificuldades em reconhecer alguns termos, o que pode ser relacionado com fragilidades do currículo do curso de graduação.
Abstract: Industry 4.0 is the term that the German government adopted in 2011 to launch a modernization platform, of its already developed industry, to counteract the competitive Asian market, causing the industry to return production to its country. This movement made other markets adapt to the new moment. To this end, technologies such as cyber­physical systems, sensors, big data and the internet of things, among others, were integrated into the means of production, allowing data to be collected in real time and treated to optimize production. The use of robotic technologies makes production accelerate without the need for many operators or even full control of the process through cloud computing. However, this modernization of technology did not reach all areas of the industry, as it is notable that some industrial segments had high adherence to new technologies while others, which include the clothing industry, encountered obstacles in their development or were even unaware of trends in the sector. In this work, it was analyzed the level of knowledge of textile engineers who work in textile manufacturing regarding Industry 4.0 technologies and the level of importance that the companies in which they work spend on these innovations. Data collection was carried out through semi­structured questionnaires sent to this audience. It was concluded from these that these companies can take advantage of digital technologies but there are obstacles, mainly related to the high investments required in the implementation of these technologies. However, some technologies can keep them competitive due to their low cost, which favors companies with less capital. The results also showed that, although some of the research participants found it effortless, there were others who had difficulties in recognizing some terms, which may be related to weaknesses in subjects taught during college.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31169
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