Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Rosangela Wojdela-
dc.date.accessioned2023-04-11T20:27:33Z-
dc.date.available2023-04-11T20:27:33Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Rosangela Wojdela. Por entre labirintos: as barreiras e os desafios vivenciados pelas estudantes assistidas pelo programa de assistência estudantil dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31109-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the barriers and challenges experienced by students of Engineering courses at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) Campus Curitiba assisted by the Student Assistance Program, in the housing modality. Regarding the methodology used, it is a exploratory research with a mixed method. Data collected in the institution’s Academic System reveal that female students correspond to 18.73% of total regular enrollments in Engineering courses at Campus Curitiba, in 2021. Qualitative data were obtained through electronic questionnaires, with open and closed questions. Crystal labyrinth is a concept by which the obstacles encountered by women exist simply because they belong to the category of women, being arranged throughout their academic trajectories and even before, in the choice of the area of activity (LIMA, 2013). The trajectories of women in scientific and technological careers have been marked by exclusion and invisibility. Gender inequalities and discrimination in Engineering courses are revealed as a reflection of the sexual division of labor. Student Assistance Programs were implemented, as of Law no. 10,172, of January 9, 2001, and Decree no. 7,234, of July 19, 2010, with the aim of supporting the maintenance of students with lower purchasing power in higher education, to reduce inequalities in opportunities arising from social vulnerability. One of the results obtained in the research is that the Student Assistance Program is considered fundamental for the permanence of students in Engineering courses at UTFPR, particularly in the period of the Covid-19 pandemic. Another outstanding result is that the participants demonstrate that they face gender, race and class inequalities, experiencing prejudice and violence simply because they are women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres na engenharia - Bolsas de estudopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Auxílio financeiropt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectWomen in engineering - Scholarships, fellowships, etcpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectStudent aidpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic, 2020-pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.titlePor entre labirintos: as barreiras e os desafios vivenciados pelas estudantes assistidas pelo programa de assistência estudantil dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal Do Paraná - campus Curitibapt_BR
dc.title.alternativeThrough labyrinths: the challenges and barriers experienced by students assisted by the student assistance program of engineering courses at the Federal Technological University of Paraná - campus Curitibapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo analisar as barreiras e os desafios vivenciados pelas estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Curitiba, assistidas pelo Programa de Assistência Estudantil, na modalidade moradia. No que se refere à metodologia empregada, tratase de uma pesquisa exploratória com um método misto. Dados coletados no Sistema Acadêmico da instituição revelam que as estudantes mulheres correspondem a 18,73% das matrículas regulares totais nos cursos de Engenharia do Campus Curitiba, no ano de 2021. Dados qualitativos foram obtidos por meio de questionários eletrônicos, com perguntas abertas e fechadas. Labirinto de cristal é conceito pelo qual os obstáculos encontrados pelas mulheres existem simplesmente por pertencerem à categoria mulher, estando eles dispostos ao longo de suas trajetórias acadêmicas e até mesmo antes, na escolha da área de atuação (LIMA, 2013). As trajetórias das mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas têm sido marcadas pela exclusão e pela invisibilidade. As desigualdades e as discriminações de gênero nos cursos de Engenharia se revelam como um reflexo da divisão sexual do trabalho. Programas de Assistência Estudantil foram implementados, a partir da Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, e do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, com a finalidade apoiar a manutenção dos/as estudantes com menor poder aquisitivo na educação superior, para reduzir as desigualdades de oportunidades decorrentes da vulnerabilidade social. Um dos resultados obtidos na pesquisa é que o Programa de Assistência Estudantil é considerado fundamental para a permanência das estudantes nos cursos de Engenharia da UTFPR, particularmente no período da pandemia da covid-19. Outro resultado de destaque é que as participantes demonstram que enfrentam desigualdades de gênero, de raça e de classe, vivenciando preconceitos e violências simplesmente por serem mulheres.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6421-787Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0985356860371234pt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Betina Stefanello-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7234-3729pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7060244941160435pt_BR
dc.contributor.referee2Rebechi, Cláudia Nociolini-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3072-5163pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349pt_BR
dc.contributor.referee3Witiuk, Ilda Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648273651501637pt_BR
dc.contributor.referee4Kovaleski, Nadia Veronique Jourda-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344004573418682pt_BR
dc.contributor.referee5Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudantesengenhariaassistenciaestudantil.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons