Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30996
Título: Sequenciamento da produção para minimizar o makespan de uma indústria madeireira com setups dependentes em um ambiente de máquinas paralelas não relacionadas
Título(s) alternativo(s): Production scheduling to minimize makespan in a wooden industry with dependent setups in an unrelated parallel machine environment
Autor(es): Tamura, Henrique de Moraes
Orientador(es): Branco, Fabio Jose Ceron
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Planejamento da produção
Controle de produção
Heurística
Indústria madeireira
Operations research
Production planning
Production control
Heuristic
Forest products industry
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TAMURA, Henrique de Moraes. Sequenciamento da produção para minimizar o makespan de uma indústria madeireira com setups dependentes em um ambiente de máquinas paralelas não relacionadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como propósito verificar formas de otimizar o sequenciamento de tarefas de uma indústria madeireira situada no Paraná. A busca pelo melhor aproveitamento de recursos é algo recorrente nas indústrias, visto que é uma das formas de diminuir os custos e aumentar o lucro final. Isso ocorre, em especial, quando a matéria prima para o processo é um recurso natural que pode se tornar finito, como é o caso da madeira. Para isso, a Pesquisa Operacional oferece ferramentas que podem reduzir o material utilizado em uma linha de processo, entre esses recursos há ferramentas como o sequenciamento de tarefas. Com o uso de uma heurística apropriada é possível encontrar uma solução viável em um intervalo de tempo aceitável, o que torna o processo de otimização mais utilizável. Comparando o método exato com a heurística, essa se mostrou a ferramenta mais recomendada devido a encontrar um resultado satisfatório em um tempo aceitável com as necessidades do sistema produtivo e com uma diferença de 6% entre o resultado da heurística comparado com a solução ótima.
Abstract: This paper aims verify ways to optimize the tasks scheduling of a wood industry in Paraná. The search for a better use of resources is something recurrent in industries, since it is one of the ways to reduce costs and increase the final profit. This occurs, in particular, when the raw material for the process is a natural resource that may become finite, as is the case of wood. For this purpose, the use of Operational Research has resources that can reduce the material used in a process line, among these resources there are some tools, like tasks scheduling. With the use of a suitable heuristics is possible to find a viable solution nimbly, which makes the optimization process easier and of higher quality. Comparting the exact method with heuristics, the last one proved to be the most recommended tool because it finds a satisfactory result in an acceptable time with the needs of the production system and with a difference of 6% between the result of the heuristic compared to the optimal solution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30996
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciamentoparalelasnaorelacionadas.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons