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dc.creatorBianchin, Angelo Luiz-
dc.date.accessioned2023-03-21T16:38:38Z-
dc.date.available2023-03-21T16:38:38Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationBIANCHIN, Angelo Luiz. Desenvolvimento de um serious game como ferramenta de auxílio no aprendizado de genética. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30885-
dc.description.abstractThe heredity study, also known as Genetics, is fundamental knowledge for every high school biology student. However, due to the lack of school resources - such as up-to-date material and innovative methods - many students are discouraged by the topic because of its difficulty. Games are efficient technologies to retain the user’s attention and interest. Therefore the objective of this work was to validate the feasibility of a serious game to act as an auxiliarytool in the teaching of genetics. Ten interviews were conducted with professionals in the área genetics and biological education to define the scope and functionality of the game. The game was developed based on Mihaly Csikszentmihalyi’s Flow theory, using the tools: Unreal Engine5, Blender 3D, Adobe Photoshop, Substance Painter and Substance Designer. He was built na action-adventure game by merging displacement obstacles with challenges about genetics. After the development, meetings were held with the participants on which they played the serious game. Then the game was evaluated through a questionnaire on Google Forms. Through the evaluation of the participants, it was found that the game worked perfectly and mechanics, presented clearly. Likewise, the contents covered by genetics were presented properly. Thegame’s proposal was understood and the direction of art was well accepted. It is concluded thatthe developed game has the potential to retain attention of students and presents itself as a possible resource to assist in genetics teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliariespt_BR
dc.subjectBiologia - Experiênciaspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectBiology - Experimentspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um serious game como ferramenta de auxílio no aprendizado de genéticapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a serious game as a tool to assist ingenetics learningpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo da hereditariedade, também conhecido como Genética, é conhecimento fundamental para todo estudante de biologia do Ensino Médio. No entanto, pela falta de recursos escolares- como material atualizado e métodos inovadores- muitos alunos desanimam do tema pela sua dificuldade. Jogos são tecnologias eficientes para reter a atenção e interesse do usuário. Portanto, o objetivo deste trabalho foi validar a viabilidade de um serious game para atuar como ferramenta auxiliar no ensino de genética. Foram realizadas dez entrevistas com profissionais da área genética e educação biológica para definir o escopo e funcionalidades do jogo. O jogo foi desenvolvido com base na teoria do Flow de Mihaly Csikszentmihalyi, usando as ferramentas: Unreal Engine 5, Blender 3D, Adobe Photoshop, Substance Paintere Substance Designer. Foi construído um jogo de ação e aventura mesclando obstáculos de deslocamento com desafios de genética. Após o desenvolvimento, foram realizadas reuniões de jogatina do serious gamecom os participantes. Em seguida o jogo foi avaliado através deum questionário no Google Forms. Mediante a avaliação dos participantes constou-se que o jogo funcionou perfeitamente e as mecânicas, apresentadas de forma clara. De mesmo modo, os conteúdos abordados de genética foram apresentados adequadamente. A proposta do jogo foi compreendida e a direção de arte foi bem aceita. Conclui-se que o jogo desenvolvido tem potencial para reter a atenção dos alunos e apresenta-se como uma possível ferramenta para auxiliar no ensino de genética.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Aikes Junior, Jorge-
dc.contributor.advisor-co1Costa e Silva, Renata Cristina-
dc.contributor.referee1Aikes Junior, Jorge-
dc.contributor.referee2Hoffmann, Alessandra Bortoletto Garbelotti-
dc.contributor.referee3Sobjak, Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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