Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Letícia Barcala Gonçalves da-
dc.date.accessioned2023-03-20T19:39:45Z-
dc.date.available2023-03-20T19:39:45Z-
dc.date.issued2022-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Barcala Gonçalves da. Projeto e manufatura de um protótipo de brinquedo educativo com usabilidade baseada na abordagem STEAM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30880-
dc.description.abstractThe present work consists of using the unified model of product development process to design and 3D printing to manufacture an educational toy prototype with a learning path that aims to apply the STEAM Approach effectively, enabling children aged 6 to 12 years concrete, active, investigative, transdisciplinary, collaborative and reflective learning of concepts of science, technology, engineering, arts and mathematics together with the integral development of the children in question, being a marketable, safe and fun toy option to they. This initiative was motivated by the lack of resources available in the market that actually use the STEAM Approach in a correct, indepth and meaningful way, toys that stimulate the child's creativity, imagination and autonomy, and also by the educational demand for active and interesting ways of learn and teach, both verified during the author's participation in the extension project Mobile Laboratory for Teaching Engineering and Active Teaching Methodologies. After the development and manufacture of the first prototype, a group of children was responsible for testing it, at which time evaluations were made, to enable optimizations in the prototype and another test, digital, until the conclusion was reached that the prototype was approved, its development process was carried out successfully, both in terms of product development and in terms of applying concepts from the Mechanical Engineering graduation, and, finally, in the conclusion that it is, indeed, possible to learn by playing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectBrinquedos educativospt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectEducational toyspt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.titleProjeto e manufatura de um protótipo de brinquedo educativo com usabilidade baseada na abordagem STEAMpt_BR
dc.title.alternativeDesign and manufacture of an educational toy prototype with usability based on STEAM approachpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na utilização do modelo unificado de processo de desenvolvimento de produto para projetar e na impressão 3D para fabricar um protótipo de brinquedo educativo com uma trilha de aprendizagem que tenha como objetivo aplicar a Abordagem STEAM de maneira eficaz, possibilitando a crianças de 6 a 12 anos a aprendizagem concreta, ativa, investigativa, transdisciplinar, colaborativa e reflexiva de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em conjunto com o desenvolvimento integral das crianças em questão, sendo uma opção de brinquedo comercializável, seguro e divertido a elas. Essa iniciativa foi motivada pela falta de recursos disponíveis no mercado que realmente utilizem a Abordagem STEAM de maneira correta, aprofundada e significativa, brinquedos que estimulem a criatividade, a imaginação e a autonomia da criança, e também pela demanda educacional por formas ativas e interessantes de aprender e ensinar, ambos verificados durante a participação da autora no projeto de extensão Laboratório Móvel de Ensino de Engenharia e Metodologias Ativas de Ensino. Após o desenvolvimento e a fabricação do primeiro protótipo, um grupo de crianças foi responsável por testálo, momento no qual avaliações foram feitas, para possibilitar otimizações no protótipo e outro teste, digital, até que se chegasse nas conclusões de que o protótipo foi aprovado, o seu processo de desenvolvimento foi realizado com sucesso, tanto por parte do desenvolvimento do produto, quanto em questão de aplicação de conceitos da graduação de Engenharia Mecânica, e, por fim, na conclusão de que é, sim, possível aprender brincando.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Michels, Roger Nabeyama-
dc.contributor.referee3Imamura, Marcos Massaki-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetomanufaturabrinquedosteam.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons