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Título: Implementação de gamificação no aplicativo visibility
Título(s) alternativo(s): Implementing gamification in the visibility app
Autor(es): Santana, Alan Rodrigo Patriarca
Orientador(es): Kawamoto, André Luiz Satoshi
Palavras-chave: Aplicativos móveis
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Mobile apps
People with disabilities - Orientation and mobility
User interfaces (Computer systems)
Data do documento: 15-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.
Abstract: In recent years, the increase in the number of people with limited mobility has made identifying accessible places to facilitate displacement and avoid possible barriers a critical task. In this sense, through an application based on maps and crowdsourcing, collaborative marking of locations is a viable alternative to maximize the identification of establishments and roads endowed with architectural resources that favor access. That is the premise of the Visibility application, which uses a map system to mark accessible locations and parking spaces for people in wheelchairs. This work aims to report the process of introducing gamification techniques to improve the engagement and motivation of the Visibility users to collaborate in marking places. Here we present the gamification techniques chosen, the implementation choices, and the results obtained so far.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728
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