Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30551
Título: Aplicação da metodologia ativa peer instruction no curso de engenharia de produção da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Peer instruction active learning methodology in the industrial engineering course
Autor(es): Dantas, Mariana Blanco Perez
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino entre pares
Ensino superior
Active learning
Peer teaching
Education, Higher
Data do documento: 23-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DANTAS, Mariana Blanco Perez. Aplicação da metodologia ativa peer instruction no curso de engenharia de produção da UTFPR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: No ambiente de sala de aula, quando a autonomia é viabilizada, há um efeito positivo nos diferentes ritmos de aprendizagem de cada aluno. Para a elaboração dessa autonomia alguns professores podem usar o estímulo de metodologias ativas. Nesse método, o professor é um orientador, um facilitador; já o aluno é quem, com sua autodeterminação, decide por si próprio, reflete sobre suas sentenças e vai em busca da consecução de suas metas. Dessa forma consegue analisar as situações e apresentar soluções, problematizando para ressignificar as informações, sendo essa uma forma de se envolver ativamente e colaborar para seu próprio desenvolvimento e processo de formação. Das possibilidades de metodologias ativas existentes, ressalta-se neste estudo, a Peer Instruction, que é um tipo de aprendizagem ativa que resulta em aprendizagem profunda dos alunos a partir de teste de conceito - o qual é direcionado para checar o domínio de compreensão dos alunos. Nele acontece a discussão em pares, onde os alunos são instrumentos que estimulam aprendizado profundo. Através do teste de conceito, os estudantes conseguem organizar suas ideias, explicar o que pensam e conectar seus conceitos prévios com aquilo que ouvem de seus pares enquanto discutem. Sob essa perspectiva, este trabalho propõe um modelo didático para a disciplina de Comportamento Humano, no curso de Engenharia de Produção da UTFPR – Campus Londrina, trazendo orientações sobre o planejamento da aula, etapas de aplicação e processos avaliativos, que servirá de parâmetros para compreensão da aplicabilidade desse método ativo de aprendizagem. Dos resultados obtidos com base em uma pesquisa-ação, obteve-se 69,6% de acerto durante a aplicação antes da junção dos alunos e de 79,2% de acerto após a instrução por pares. No que tange a satisfação dos alunos, o resultado foi de 99,2% de alunos satisfeitos com seus respectivos desenvolvimentos na aula de Técnicas de Feedback e 94,4% deles satisfeitos com os procedimentos utilizados na aplicação da Metodologia Ativa Peer Instruction.
Abstract: When autonomy is made possible in the classroom environment there is a positive effect on the different learning rhythms of each student. In order to elaborate this autonomy some teachers can use the incentive of active methodologies. In this method teacher is an advisor, an enabler; the student, on the other hand, is the one who decides for himself with his self-determination, reflects on his decisions and goes in search of the achievement of his goals. In this way they are able to analyze situations and bring solutions, problematizing to re-signify the information, which is a way of being actively involved and a way of being agreeable to their own development and training process. Peer Instruction, all out of the possibilities of existing active methodologies, it is the main topic in this study; it is a type of active learning that results in students' deep learning from a concept test - which reason is to check the students' domain of understanding. To make it happen, the students discuss in pairs, once they are instruments that stimulate deep learning. Through the concept test, students are able to organize their ideas, explain what they think and connect their previous concepts with what they now hear from their peers as they discuss. From this perspective, this work proposes a didactic model for the Human Behavior subject, that takes place in the Industrial Engineering course at UTFPR - Campus Londrina, providing guidance on class planning, application stages and evaluation processes, which will serve as parameters for understanding applicability of this active learning method. From the results obtained based on action research, 69.6% of correct answers were obtained during the application before the students got together in pairs and 79.2% of correct answers after Peer Instruction. Regarding student satisfaction, the result was 99.2% of students satisfied with their respective developments in the Feedback Techniques class and 94.4% of them satisfied with the procedures used in the application of the Active Peer Instruction Methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30551
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
peerinstructionengenhariaproducao.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons