Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30458
Título: Modelagem matemática e a arte de Escher na formação do professor de matemática na educação básica
Título(s) alternativo(s): Escher's art in the configuration of the results of analysis of practices with mathematical modelling: a perception of teacher training for basic education
Autor(es): Komar, Marcelo Fabricio Chociai
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Escher, M. C. (Maurits Cornelis), 1898-1972
Teachers, Training of
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KOMAR, Marcelo Fabricio Chociai. Modelagem matemática e a arte de Escher na formação do professor de matemática na educação básica. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A pesquisa descrita nesta tese apresenta a Modelagem Matemática na concepção da Educação Matemática e a Arte de Escher, como uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na formação de professores de Matemática na Educação Básica. A temática da pesquisa emergiu a partir da atuação em sala de aula com estudantes da Educação Básica, da experiência de gestão como Diretor de um Colégio Estadual do interior do Estado do Paraná e como Chefe do Núcleo Regional de Educação. Esta percepção constatou as dificuldades apresentadas pelos professores da rede, em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, aliada a uma revisão da literatura que mostrou escassez de estudos que relacionam Modelagem na Educação Matemática e a Arte de Escher, originando a questão norteadora da pesquisa: o que se mostra das práticas com Modelagem e a arte de Escher na formação do professor de Matemática da Educação Básica? Esta questão ensejou como objetivo geral analisar os dados coletados na pesquisa sobre a Formação de Professores, Educação Matemática, Modelagem Matemática, a Arte de Escher e a prática final de modelagem matemática envolvendo a Arte de Escher, a partir das respostas e interação do professor com relação ao curso por meio da matriz investigativa. A presente investigação é qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, explicativa, de natureza aplicada. A pesquisa foi realizada 100% on-line utilizando a plataforma Edmodo, com professores e acadêmicos de Matemática do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati-PR, num total de 11 cursistas. A análise dos dados, de caráter multirreferencial ressaltadas nas ações e interações da matriz investigativa, entre os professores/acadêmicos cursistas. Alguns dos resultados apontam que o professor de Matemática necessita refletir sobre sua prática em sala de aula, de maneira crítica, reflexiva, com uma abordagem metodológica coerente. Além disso, necessitam superar deficiências da formação inicial, que privilegia a memorização, repetição, a ausência de contexto, que promovem aprendizados sem significados.
Abstract: The research described in this thesis presents the Mathematical Modelling in the conception of Mathematics Education and the Escher’s Art as an alternative for the teaching and learning Mathematics processes of Basic Education teachers formation. The research subject emerged from the experience of working with Basic Education Students, from being the principal of a public school in the countryside of the State of Paraná and as the Head of a regional Office of education in the state. This perception has found out the difficulties faced by the teachers regarding the mathematics teaching and learning processes associated to a literature review which showed a shortage of studies that relate Modelling in Mathematics Education and Escher’s Art. It originated the essential question of the research: What is shown about the practices of Mathematical modelling and Escher’s Art in the formation of Math teachers of basic education? The question gave rise as the main goal: to analyze the data collected in a research on teachers formation, Mathematics Education, Mathematical Modelling, Escher’s art and the final practice of mathematical modelling involving the Art of Escher, based on the answers and interaction of the teacher related to the course through the investigative matrix. The present investigation is qualitative of the Action-Research type, explanatory, of an applied nature. The research carried out entirely online using the Edmodo platform, with Mathematics teachers and students from the Regional Education Center (NRE) of Irati-PR, in a total of 11 students. Data analysis, of a multi-referential nature, highlighted in the actions and interactions of the investigative matrix, among the professors/academics taking the course. Some of the results point out that Mathematics teachers need to reflect on their practice in the classroom in a critical, reflective way, with a coherent methodological approach. In addition, they need to overcome deficiencies in initial training, which favor memorization, repetition, the absence of context, which promote learning without meaning.
Descrição: Acompanha produção técnica: Modelagem matemática e a arte de Escher como metodologia de ensino para a formação do professor na educação básica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30458
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaarteescher.pdf7,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
modelagemmatematicaarteescher_produto.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons