Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanovas, Devanir Pereira dos Santos-
dc.date.accessioned2018-03-26T17:09:30Z-
dc.date.available2018-03-26T17:09:30Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationCANOVAS, Devanir Pereira dos Santos. Uma proposta de sequência didática para o ensino do tema luz e cores. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3028-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: Sequência didática para o ensino do tema luz e corespt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to elaborate and investigate the pedagogical potential of a didactic sequence for teaching the theme Light and Colors in a high school third year class of the course Technical in computing in a federal public institution located in Campo Mourão, a city in the Northeast of Paraná state. The developed didactic sequence consisted in different teaching resources such as videos, simulators, games, mainly in practical activities. The material was produced and applied to a class of 30 students in the second semester of 2017. This work was supported by the approach of qualitative theory. For data collecting it was used structured questionnaires, field notes and didactical material produced by the students during the execution of the activities. The implementation of the didactic sequence pointed out a development of a learning context different from the traditional one, once it enabled students to learn about Light and Colors contents. The collect data allow us to infer that the developed resources might be considered a potential pedagogical material for Physics teaching since it enabled students ’effective participation during all steps, and the most important, it improved the learning about subjects taught subsequently. It was possible to notice due to students` level of argumentation after the work had been concluded as well as their answers in the last activity of the didactic sequence (game).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subjectColorpt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino do tema luz e corespt_BR
dc.title.alternativeA proposal of didactic sequence for teaching theme light and colorspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo elaborar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática para o ensino do tema Luz e Cores em uma turma da terceira série do ensino técnico integrado em informática de uma instituição pública federal da cidade de Campo Mourão – PR. A sequência didática elaborada se pautou em diferentes recursos de ensino, tais como, vídeos, simuladores, jogos e, principalmente atividades práticas. O material produzido foi aplicado no segundo semestre de 2017, em uma turma de 30 alunos. Esse trabalho foi norteado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e para se coletar os dados utilizaram-se questionários estruturados, diário de bordo e todo material produzido pelos alunos durante o desenvolvimento das atividades. A implementação da sequência didática proposta evidenciou a formação de um ambiente de aprendizagem diferente do tradicional, possibilitando aos alunos o aprendizado sobre o conteúdo de Luz e Cores. Os dados coletados permitem ainda, inferir que o material produzido possui grande potencial pedagógico para o ensino de Física, pois permitiu a participação ativa dos alunos em todas as etapas propostas e, o mais importante, apresentaram indícios de uma aprendizagem referente aos conteúdos conceituais abordados na sequência. Isso foi possível graças ao nível de argumentação que passaram a ter após a conclusão do trabalho, bem como as respostas apresentadas na última atividade da sequência didática (jogo).pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830015818792262pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Ricardo Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810356882434338pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee3Luciano, Ana Paula Giacomassi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaluzcores.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaluzcores_produto.pdf946,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.