Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.creatorFerruzzi, Elaine Cristina-
dc.date.accessioned2022-12-02T22:49:32Z-
dc.date.available2022-12-02T22:49:32Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.citationBORSSOI, Adriana Helena; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; FERRUZZI, Elaine Cristina. Aprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 937-958, ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=pt. Acesso em: 02 dez. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4415pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30241-
dc.description.abstractIn this paper, we focus on investigating what presents itself of the collaborative learning when students, in groups, develop a mathematical modeling activity. For that, we analyzed an activity developed by a group of students of a Chemistry Degree course in the discipline of Ordinary Differential Equations. The qualitative analysis of the interpretative nature of the written records, audios, and videos is based on aspects of collaborative learning, namely: interactivity, synchrony in interaction, and negotiation. With that, we could infer that, when students are oriented to work collaboratively, to learn together, to make themselves understood, to hear other voices and negotiate referrals, either to understand and simplify the problematic situation, to mathematize or to determine the solution, we achieve collaborative learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_BR
dc.relation.urihttps://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectTrabalho de grupo na educaçãopt_BR
dc.subjectEquações diferenciaispt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectGroup work in educationpt_BR
dc.subjectDifferential equationspt_BR
dc.titleAprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeCollaborative learning in the context of a mathematical modeling activitypt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoNeste artigo nos concentramos em investigar o que se mostra de aprendizagem colaborativa quando os alunos, em grupos, desenvolvem uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso, analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. A análise qualitativa de cunho interpretativo dos registros escritos, áudios e vídeos está pautada em aspectos da aprendizagem colaborativa, quais sejam: interatividade, sincronia na interação e negociação. Com isso, pudemos inferir que, quando os alunos são orientados a trabalhar colaborativamente, de maneira a aprender juntos, se fazer entender, ouvir outras vozes e negociar encaminhamentos, seja para entendimento e simplificação da situação problemática, para matematização ou para determinar a solução, a aprendizagem colaborativa é oportunizada.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume35pt_BR
dc.citation.issue70pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemcolaborativamodelagemmatematica.pdf686,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons