Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Jorge Matheus Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-12-01T14:43:26Z-
dc.date.available2022-12-01T14:43:26Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.citationCAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226-
dc.description.abstractOne of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFunções computáveispt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectComputable functionspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectElectronic information resourcespt_BR
dc.titleO uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9815993274354191pt_BR
dc.contributor.advisor1Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Thiago Pinguello de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176pt_BR
dc.contributor.referee1Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Anderson Paiao dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee3Borssoi, Joelmir Andre-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054221596474652pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Rogerio Mendonca-
dc.contributor.referee5Tafazolian, Saeed-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8452287693990992pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf19,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.