Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Samira Alves de-
dc.date.accessioned2022-11-26T00:09:37Z-
dc.date.available2022-11-26T00:09:37Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Samira Alves de. Convergência de linguagens: entre o ajustamento e o aleatório na leitura de Bibi. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30185-
dc.description.abstractText production and circulation models have changed over time and influenced by Digital Interaction and Communication Technologies (TDIC). In contemporary times, transmedia texts, a term used by Jenkins (2009), are, thus, called because they mediate different media around the same story, which has impacted book production, with more experimental results, affecting the ways of reading and build senses. Reading, in this way, may require a greater agency of the reader/co-author and demand the mobilization of verbal-visual aspects. From this perspective, with the intention of deepening aspects related to reading and the production of meanings, this qualitative, descriptive and interpretive research has defined as a general objective to analyze how the compositional strategies of the book Bibi, in a multiplicity of semiosis, that destabilize the reading process. The theoretical basis adopted in this investigation was the instrumental of discursive semiotics, in its initial proposal (GREIMAS, 1977; 2002; GREIMAS, COURTÉS, 2008; FIORIN, 2000; BARROS, 2005); and that of sociosemiotics from the concept of Interaction Regimes (LANDOWSKI, 2014; 2017). Based on this theoretical contribution, the book Bibi, by graphic designer Gustavo Piqueira, was analyzed. This fictional narrative, published in 2019, is discursively organized with multiple dimensions, in which the discursive genre changes every 16 pages. The formal framework of discursive genres, present in the work, momentarily activates a repository of the reader’s senses to relate to reading and goes beyond the verbal, permeating discussions of multisemiosis and image reading. The research results indicate that the new, more experimental ways of narrating, which contemplate different materialities and innovate in the convergence of languages, seek to lead the reader to an unforeseen reading, providing other rhythms for reading. From these conclusions, new and timely theoretical dialogues between Semiotics and the teaching of reading the multisemiotic text are verified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMultimídia (Arte)pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectMultimedia (Art)pt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSemiotics and literaturept_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.titleConvergência de linguagens: entre o ajustamento e o aleatório na leitura de Bibipt_BR
dc.title.alternativeConvergence of languages: between adjustment and randomness in the reading of Bibipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs modelos de produção e circulação de textos sofreram alterações ao longo do tempo e influenciados pelas Tecnologias Digitais de Interação e Comunicação (TDIC). Na contemporaneidade, os textos transmidiáticos, termo utilizado por Jenkins (2009), são, assim, denominados por agenciarem diferentes mídias em torno da mesma história, o que vem impactando a produção livresca, com resultados mais experimentais, afetando os modos de ler e de construir sentidos. A leitura, desse modo, pode requerer um maior agenciamento do leitor/coautor e demandar a mobilização de aspetos verbo-visuais. Nessa perspectiva, com intenção de aprofundar aspectos atinentes à leitura e à produção de sentidos, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e interpretativista, definiu como objetivo geral analisar como as estratégias composicionais do livro Bibi, numa multiplicidade de semioses, que desestabilizam o processo de leitura. A base teórica adotada, nesta investigação, foi a instrumental da semiótica discursiva, na sua proposta inicial (GREIMAS, 1977; 2002; GREIMAS, COURTÉS, 2008; FIORIN, 2000; BARROS, 2005); e o da sociossemiótica a partir do conceito dos Regimes de Interação (LANDOWSKI, 2014; 2017). Com base nesse aporte teórico, procedeu-se à análise do livro Bibi, do designer gráfico Gustavo Piqueira. Essa narrativa ficcional, publicada em 2019, é organizada discursivamente com múltiplas dimensões, em que a cada 16 páginas muda-se o gênero discursivo. O arcabouço formal de gêneros discursivos, presente na obra, ativa momentaneamente um repositório de sentidos do leitor a se relacionar com a leitura e vai além do verbal, perpassa discussões da multissemiose e da leitura da imagem. Os resultados da pesquisa apontam que as novas formas de narrar mais experimentais, que contemplam diferentes materialidades e inovam na convergência de linguagens, buscam conduzir o leitor para uma leitura imprevista, propiciam outros ritmos para a leitura. A partir dessas conclusões, verificam-se novos e oportunos diálogos teóricos entre a Semiótica e o ensino da leitura do texto multissemiótico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6153-9822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9118838145854919pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra Junior, Antonio Lemes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8771-908Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382780768191096pt_BR
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguagensajustamentoaleatorioleitura.pdf3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons