Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30140
Título: Um estudo de caso para avaliar a linguagem Égua sob a percepção de alunos do ensino superior
Título(s) alternativo(s): A case study to assess Égua language from the perception of higher education students
Autor(es): Silva, Matheus Felipe Veloso
Orientador(es): Souza, Alinne Cristinne Corrêa
Palavras-chave: Programação lógica (Computação)
Engenharia de software
Software - Desenvolvimento
Logic programming
Software engineering
Computer software - Development
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Matheus Felipe Veloso. Um estudo de caso para avaliar a linguagem Égua sob a percepção de alunos do ensino superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, aumentou significativamente o número de pessoas interessadas na área da computação. No entanto, uma realidade que atinge essa área é a grande quantidade de desistências dos cursos de computação no ensino superior devido frustrações e dificuldades com algumas disciplinas como por exemplo lógica de programação. Esta disciplina gera bastante confusão devido a sua complexidade e a falta de uma didática aprimorada para repassar esse conteúdo. Diante disso, o objetivo deste trabalho é avaliar por meio de um estudo de caso a aceitação e uso a linguagem de programação Égua para o ensino da lógica de computação sob a percepção de alunos do ensino superior. Para a condução do estudo de caso, foi utilizado o Modelo de Aceitação de Tecnologia, desenvolvido um conjunto de benchmarks com alunos do curso de Engenharia de Software e os dados foram coletados por meio de um questionário. Com os resultados alcançados é possível notar que apesar da linguagem Égua ainda ser um pouco prematura, a mesma possui potencial para o ensino de lógica de programação.
Abstract: In recent years, the number of people interested in computing has increased significantly. However, a reality that affects this area is the large number of dropouts from computing courses in higher education due to frustrations and difficulties with some subjects such as programming logic. This discipline generates confusion due to its complexity and the lack of didactics to pass on this content. Therefore, the objective of this work is to evaluate, through a case study, the acceptance and use of the Égua programming language for teaching computer logic under the perception of higher education students. Therefore, the objective of this work is to evaluate, through a case study, the acceptance and use of the Égua programming language for teaching computer logic under the perception of higher education students. To conduct the case study, the Technology Acceptance Model was used, a set of benchmarks was developed with students from the Software Engineering course, and data were collected through a questionnaire. With the results achieved, it is possible to notice that although the Égua language is still a little premature, it has potential for teaching programming logic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30140
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudocasolinguagemegua.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons