Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaudêncio, Jéssica da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-31T14:44:42Z-
dc.date.available2022-10-31T14:44:42Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationGAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. O saber indígena Kaingang: historiografia, etnociência e educação científica. 2022. Tese (Doutorado em História das Ciências e Educação Científica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30031-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Ensino de fermentação alcoólica a partir da contextualização do etnoconhecimento indígena Kaingang com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.description.abstractThe indigenous people of the Kaingang ethnic group are among the most numerous indigenous peoples in Brazil. Belonging to the Jê linguistic family, they are part of the Jê Meridional branch, located in the states of São Paulo, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. They currently occupy more than 40 Indigenous Lands, with an estimated population of over 40,000. This PhD thesis in Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (Coimbra University) in accordance with the Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) involves history, science and culture in a focus on studies on the ways of considering nature, of how man developed his techniques within different traditional contexts, and at the same time investigates its interrelationship with other forms of knowledge and its transformations in history. This research has two main focuses, the first with the objective of making a historiographical survey of the Kaingang indigenous culture in relation to the indigenous knowledge and knowledge of this ethnic group. It is intended to demonstrate, from a historical survey, how their practices developed and at the same time interpret them from the point of view of scientific knowledge. The second focus is the development of an educational activity in the form of a didactic unit to explain science­related content and practices from other forms of knowledge. This type of approach may enable the teaching of scientific or even interdisciplinary concepts, based on the selection of indigenous knowledge that have the status of ethnoscience, making it an attractive activity for contextualization work supported by the Science, Technology and Society (STS) approach, proposing a rapprochement between indigenous knowledge, science and students, in addition to reinforcing the appreciation of Brazilian indigenous culture, and in particular the Kaingang indigenous culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectÍndios Kaingangpt_BR
dc.subjectEtnociênciapt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIndianspt_BR
dc.subjectKaingang Indianspt_BR
dc.subjectEthnosciencept_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleO saber indígena Kaingang: historiografia, etnociência e educação científicapt_BR
dc.title.alternativeThe Kaingang indigenous knowledge: historiography, ethnocience and scientific educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoOs indígenas da etnia Kaingang estão entre os povos indígenas mais numerosos do Brasil. Pertencentes à família linguística Jê, integram o ramo Jê Meridionais, localizados nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente ocupam mais de 40 Terras Indígenas, com população estimada em mais de 40 mil. Esta tese de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (Universidade de Coimbra) em acordo de cotutela com o Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) envolve história, ciência e cultura num enfoque em estudos sobre as formas de se considerar a natureza, de como o homem desenvolveu suas técnicas dentro de diferentes contextos tradicionais, e ao mesmo tempo investiga sua inter­relação com outras formas de conhecimentos e suas transformações na história. Esta pesquisa possui dois grandes enfoques, sendo o primeiro com objetivo fazer um levantamento historiográfico da cultura indígena Kaingang em relação aos conhecimentos e saberes indígenas desta etnia. Pretende­se demonstrar, a partir de levantamento histórico, como desenvolveram suas práticas e ao mesmo tempo interpretá­las sob o ponto de vista do conhecimento científico. O segundo enfoque consiste no desenvolvimento de uma atividade educacional em forma de unidade didática para explicações de conteúdos e práticas relacionados a ciências a partir de outras formas do saber. Esse tipo de abordagem poderá possibilitar o ensino de conceitos científicos ou até mesmo interdisciplinar, a partir da seleção dos saberes indígenas que apresentem status de etnociência, tornando­se uma atividade atraente para um trabalho de contextualização apoiado no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), propondo uma aproximação entre os saberes indígenas, a ciência e os alunos, além de reforçar a valorização da cultura indígena brasileira, e em especial a cultura indígena Kaingang.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2692-9195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3659429205826375pt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Décio Ruivo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6911-5445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6911-5445pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Décio Ruivo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6911-5445pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6911-5445pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4640-7039pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0002-4640-7039pt_BR
dc.contributor.referee4Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee5Paiva, João Carlos de Matos-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1377-0085pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttps://orcid.org/0000-0002-1377-0085pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kaingangetnocienciaeducacaocientifica.pdf9,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
kaingangetnocienciaeducacaocientifica_produto.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.