Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29763
Título: Sensibilidade a erros em aplicações na arquitetura RISC-V
Autor(es): Fabrício Filho, João
Felzmann, Isaías Bittencourt
Wanner, Lucas Francisco
Palavras-chave: Sistemas embarcados (Computadores)
Energia - Consumo
Gerenciamento de memória (Computação)
Embedded computer systems
Energy consumption
Memory Management (Computer science)
Data do documento: 19-Ago-2020
Câmpus: Campo Mourao
Citação: FABRÍCIO FILHO, João; FELZMANN, Isaías Bittencourt; WANNER, Lucas Francisco. Sensibilidade a erros em aplicações na arquitetura RISC-V. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO PAULO, 11., 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020, p. 58-61. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/eradsp/article/view/16886. Acesso em: 24 nov. 2021.
Resumo: Arquiteturas que implementam o conjunto de instruções RISC-V são adequadas para o contexto de sistemas embarcados. A demanda por menor consumo energético e maior desempenho nesse contexto é crescente, e a aproximação de elementos de memória tem potencial para alcançar ambos os benefícios. Contudo, a sensibilidade a erros de cada aplicação pode impedir a obtenção de maiores benefícios, por meio de quebras de execução ou menor qualidade dos resultados. Neste trabalho, propomos a avaliação da sensibilidade de aplicações a falhas em dados armazenados em memória na arquitetura RISC-V. Expondo toda a memória de dados a um modelo de erro em um simulador, é possível verificar a correlação entre o aumento das quebras de execução e a diminuição da qualidade dos resultados. Para um requisito de qualidade de 90%, as 3 aplicações avaliadas toleraram diferentes níveis de aproximação em escala logarítmica, chegando na ordem da taxa de erro de 10−7.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29763
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
errosaplicacoesarquiteturariscv.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
193,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.