Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29757
Título: A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula?
Título(s) alternativo(s): The interface between cinema and biology: can the animated film "A Bug’s Life" be used in the classroom?
Autor(es): Cezarin, Ana Maria
Orientador(es): Potrich, Michele
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Zoologia
Entomologia
Science - Study and teaching
Zoology
Entomology
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CEZARIN, Ana Maria. A Interface entre cinema e biologia: o filme de animação “Vida de Inseto” pode ser utilizado em sala de aula? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: O Cinema se faz presente nas escolas há décadas, sendo que os filmes comerciais, especialmente de animação, detêm maior atenção dos alunos. Assim, é possível inserir este recurso no ensino de Zoologia, na disciplina de Ciências. Para que seja efetivo o uso deste recurso, análises morfológicas e comportamentais dos personagens são essenciais para comparar o que é ficção e o que é realidade. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar a interface entre o Cinema e o ensino de Zoologia, fazendo análises morfológicas e comportamentais dos personagens do filme de animação Vida de Inseto. Foi realizado em forma de texto, a comparação morfológica e comportamental dos personagens do filme com aquilo que se encontra na realidade, utilizando recortes de cenas do próprio filme. Também foi feito uma comparação com livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental 2 e disponibilizado o tempo de acontecimentos de cenas importantes em um quadro. Com as análises realizadas e a construção de um quadro com o tempo de acontecimentos de eventos importantes do filme, criou-se um guia prático de Vida de Inseto, utilizando a plataforma online Canva. Observou-se que a animação Vida de Inseto pode ser utilizada como recurso didático por completo ou em recortes, desde que mediada de forma correta pelo professor da disciplina. Com isso, o guia prático, pode ainda auxiliar, incrementar e facilitar o docente que o utilizar para a aplicação do filme Vida de Inseto nas aulas de Ciências.
Abstract: Cinema has been present in schools for decades, and commercial movies, especially the animated ones, attract more attention from students. Thus, it is possible to insert this resource in the teaching of Zoology, in the Science discipline. For the effective use of this resource, morphological and behavioral analysis of the characters are essential to compare what is fiction and what is reality. In this sense, this work aimed to analyze the link between Cinema and the teaching of Zoology, making morphological and behavioral analyzes of the characters in the animated film A Bug’s Life. A comparison was also made with textbooks from Elementary School 2 and a practical guide was built. With the analyzes carried out and the construction of a table with the time of important events in the film, a practical guide to A Bug’s Life was created, using the online platform Canva. It was observed that the animation A Bug’s Life can be used as a didactic resource in full or in clippings, if it is correctly mediated by the teacher. With this, the creation of a practical guide, helps and facilitates the teacher in applying the film in Science classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29757
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cinemabiologiavidainseto.pdf10,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cinemabiologiavidainseto_produto (1).pdf19,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons