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Título: Educação ambiental em uma escola municipal de Pato Branco Pr: uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica urbana
Título(s) alternativo(s): Environmental education in a municipal school of Pato Branco Pr: use and occupation of soil In an urban water basin
Autor(es): Alves, Marcos Henrique Carneiro
Orientador(es): Mello, Nilvania Aparecida de
Palavras-chave: Educação ambiental
Solos
Urbanização
Educação ambiental - Estudo e ensino
Solo urbano - Uso
Environmental education
Soils
Urbanization
Environmental education - Study and teaching
Land use, Urban
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALVES, Marcos Henrique Carneiro. Educação ambiental em uma escola municipal de Pato Branco PR: uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica urbana. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Os impactos ao meio ambiente resultantes da busca por efetivos meios de desenvolvimento moldados em um modelo capitalista, traz consigo grandes complicações à qualidade de vida das pessoas na sociedade. A extração dos recursos naturais do planeta embasadas na falsa concepção de sua infinidade, pode ser um grande contribuinte às problemáticas ambientais que configuram o atual cenário global. Dito isto, o desenvolvimento urbano por exemplo, quando de forma desordenada pode acarretar em grandes complicações, como, problemas na manutenção dos recursos hídricos, clivagem socioespacial, privação de oportunidades, pobreza, miséria e principalmente agravantes relacionados ao uso, ocupação e impermeabilização do solo, podendo resultar em catástrofes colocando em risco a vida humana. Dentro desse contexto, ações e projetos de Educação Ambiental que buscam desperta uma visão crítica em relação a realidade local podem vir a desempenhar um importante papel na construção de um pensamento socioambiental. Entretanto, há uma necessidade de que essas ações possibilitem a integralização de diversos saberes, diferente de ações que trabalham temas de forma isolada, que não fazendo parte do cotidiano de seus participantes perdendo assim, seu potencial de reflexão. Visto isso, a presente pesquisa trata-se de uma ação de Educação Ambiental Crítica que, através da Educação em Solos objetivou promover a capacitação de docentes em assuntos relacionados ao uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas urbanas, em uma escola municipal na cidade de Pato Branco – PR. Com intuito de alcançar o objetivo proposto a presente pesquisa subdividiu sua aplicação metodológica em quatro fases: fase a) Aplicação do questionário semiestruturado I; fase b) Apresentação dos conteúdos elaborados; fase c) Elaboração de Roteiros de EAS: materiais para o uso em sala de aula; fase d) Aplicação do questionário semiestruturado II. Todas as fases têm como escopo integralizar as relações ambientais entre Desenvolvimento Urbano, Preservação e Conservação do Solo, Uso e Ocupação do Solo em Bacias Hidrográficas Urbanas. Por sua característica investigativa em relação a interação ser humano e natureza a presente pesquisa possui um caráter qualitativo, porém também se enquadra nos moldes de pesquisa-ação, pois desempenhou uma ação conjunta com docentes da Escola Municipal José Fraron. De dezoito docentes que possuem dedicação exclusiva na escola municipal, apenas três participaram da pesquisa, entretanto, através de aplicação de um roteiro de Educação Ambiental Em Solo, as docentes participantes repassaram os conhecimentos adquiridos durante a fase de “Apresentação dos conteúdos elaborados” para seus alunos e assim, não apenas reforçaram o conteúdo que haviam visto, mas também desempenharam o papel de agentes auxiliadores na construção de um pensamento socioambiental.
Abstract: The impacts to the environment resulting from the search for effective means of development molded in a capitalist model, causing complications to the quality of life of people in society. The natural resource extraction of the planet's, substantiate on the false conception of its infinity, solvable a major contributor to the environmental problems that configure the current global scenario. This said, urban development, for example, when in a disorderly adjested, way can complications couse, as problems in the maintenance of water resources, socio-spatial cleavage, privation of opportunities, poverty, misery and mainly aggravating aresing to the use, occupation and waterproofing of the soil, which can result in disasters putting human life at risk. Given context, Environmental Education actions and projects that seek to awaken a critical view of the local reality can exerccise an important role in the construction of socioenvironmental thinking. However, there is a need for these actions to enable the pay-in of diverse types of knowledge, unlike actions that work on hematic in isolation, which are not part of the daily lives of their participants, losing potential for reflection. In view of this, the presente study is an action of Critical Environmental Education that, through Education in Soils, to promote the capacitation of teachers in related matters the use and occupation of land in urban river basins, in a municipal school in the city of Pato Branco – PR. The local reality of an accelerated urban development process. In intention to achieve the proposed objective, the present stady subdivided its methodological application in four phases: Phase a) Application of the semistructured questionaire I; Phase b) Presentation of the elaborated contents; Phase c) Elaboration of EAS scripts: materials for use in classroom; Phase d) Application of the semistructured questionnaire II. Both phases have to scope integrate the environmental relations between Urban Development, Soil conservation, Use and Occupancy in Urban river basins. By its investigative characteristic in relation to the interaction between human and nature, the present stady has a qualitative character, but it also fits into the molds of action stady, so pormote a joint action with teachers of the School Municipal José Fraron. Of eighteen teachers who have exclusive dedication in the municipal school, only three participated in the stady, however, through the application of a script of Environmental Education In Solo, the participating teachers convey on the knowledge acquired during the phase of "Presentation of the elaborated contents" for their students and not only reinforced the subject they had seen, but also play-in the roles of auxiliary agents in the construction of socioenvironmental thinking.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29751
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