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Título: Polígonos e poliedros equidecomponíveis
Título(s) alternativo(s): Polygons and polyhedrons equivalent by decomposition
Autor(es): Fernandes, Flavia Mescko
Orientador(es): Nós, Rudimar Luiz
Palavras-chave: Bolyai, Farkas, 1775-1856
Hilbert, David, 1862-1943
Wallace, William, 1768-1843
Demonstração automática de teoremas
Polígonos
Poliedros
Isometria (Matemática)
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
Matemática
Bolyai, Farkas, 1775-1856
Hilbert, David, 1862-1943
Wallace, William, 1768-1843
Automatic theorem proving
Polygons
Polyhedra
Isometric (Mathematics)
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
Mathematics
Data do documento: 7-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Flavia Mescko. Polígonos e poliedros equidecomponíveis. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Apresentamos neste trabalho o teorema de Wallace-Bolyai-Gerwien e o terceiro problema de Hilbert. Empregamos o primeiro para demonstrar a área de figuras geométricas planas por equicomposição e, o segundo, para mostrar que a demonstração de relações para o cálculo de volumes nem sempre pode ser feita por equicomposição. Ainda, analisamos alguns livros didáticos da Educação Básica para avaliar o quanto a equicomposição é utilizada para estabelecer relações para o cálculo de áreas e de volumes. Sugerimos também atividades lúdico-manipulativas para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio explorando a equicomposição em duas e em três dimensões.
Abstract: We show in this work the Wallace-Bolyai-Gerwien theorem and Hilbert’s third problem. We use the first to proof by equicomposition the area of plane geometric figures and the second to show that the demonstration of relations for volumes can not always be done by equicomposition. Also, we have analyzed some textbooks of Basic Education to evaluate how much equicomposition is used to establish relations for areas and volumes. We also suggest ludic-manipulative activities for Elementary and High School by exploring the equicomposition in two and three dimensions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2972
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