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dc.creatorVieira, Leandro Roberto Vaz-
dc.date.accessioned2022-09-21T16:19:19Z-
dc.date.available2022-09-21T16:19:19Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationVIEIRA, Leandro Roberto Vaz. Treinamento de segurança do trabalho na indústria: comparação entre os métodos de realidade virtual e tradicional em sala de aula. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29689-
dc.description.abstractThe application of occupational safety training and risks in the work environment is a challenge for organizations around the world. To lessen these risks and replace traditional training models, organizations are adopting innovative approaches such as virtual reality (VR). Studies show the potential that VR, such as increase student motivation and engagement, as it can achieve knowledge retention results in the learning process after training, unlike the traditional classroom method. However, the analyzed studies did not measure knowledge retention over long periods after the end of training. Therefore, the objective of this study is to evaluate the evolution of knowledge retention when applying occupational safety training to employees of an automobile industry, comparing the methods of virtual reality and traditional in the classroom. For this, we used quantitative and qualitative methods, to compare the experimental and the control groups. The statistical results showed that the VR method is more effective in terms of practical learning of some content, such as 5S and Work Instruction, and equally effective in terms of theoretical learning about the content of personal protective equipment (PPE). The results of the thematic analysis of the experiment also presented benefits such as: knowledge retention, behavioral effects, and technological advances. As for the challenges, the following were obtained: user-technology interaction, physical integrity relationship, organizational infrastructure, and technological limitation. Additionally, the use of VR systems in safety training improves employee engagement and satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectIndustrial safetypt_BR
dc.subjectEmployees - Training ofpt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleTreinamento de segurança do trabalho na indústria: comparação entre os métodos de realidade virtual e tradicional em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeWork safety training in industry: relation between the methods virtual reality and traditional in classroompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA aplicação de treinamentos de segurança ocupacional e os riscos no ambiente de trabalho são um desafio para as organizações em todo o mundo. Para diminuir esses riscos e substituir os modelos tradicionais de treinamento, várias organizações estão adotando abordagens inovadoras, como a realidade virtual (RV). Os estudos mostram o potencial que a RV tem de aumentar a motivação e o envolvimento dos participantes, pois ela pode gerar resultados de retenção do conhecimento no processo de aprendizagem após o treinamento, diferentemente do método tradicional em sala de aula. Porém, os estudos pesquisados não avaliaram a retenção do conhecimento em longos períodos após o término do treinamento. Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar a evolução da retenção do conhecimento ao aplicar um treinamento de segurança do trabalho em funcionários de uma indústria automobilística, comparando-se os métodos de realidade virtual e tradicional. Para isso, utilizamos os métodos quantitativo e qualitativo a fim de comparar o grupo experimental ao de controle. Os resultados estatísticos demonstraram que o método de RV é mais eficaz em termos de aprendizado prático de alguns conteúdos, como 5S e Instrução de Trabalho (IT), e igualmente eficaz em termos de aprendizado teórico sobre o conteúdo de equipamento de proteção individual (EPI). Os resultados da análise temática do experimento também apresentaram benefícios como: retenção do conhecimento, efeitos comportamentais e avanços tecnológicos. Quanto aos desafios, obteve-se: interação usuário-tecnologia, relação integridade física, infraestrutura organizacional e limitação tecnológica. Além disso o uso de sistemas de RV no treinamento de segurança melhora o envolvimento, o engajamento e, portanto, a satisfação dos trabalhadores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1471-2706pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612123253504172pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Higor Vinícius dos Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2451-4124pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3336476902924813pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Balbinotti, Giles Cesar-
dc.contributor.referee1Campos, Daniel Prado de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6233-6077pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260564602839139pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Higor Vinícius dos Reis-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2451-4124pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3336476902924813pt_BR
dc.contributor.referee3Valle, Pablo Deivid-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8709-2969pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4218832368263637pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Biomédicapt_BR
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