Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMunaretti, Andreza dos Santos-
dc.date.accessioned2022-09-15T14:08:52Z-
dc.date.available2022-09-15T14:08:52Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationMUNARETTI, Andreza dos Santos. Metodologias de ensino­-aprendizagem no ensino superior de terapia ocupacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29624-
dc.description.abstractActive methodologies are teaching strategies centered on student participation with a focus on building the learning process, in a flexible, interconnected and hybrid way. The objective of this work is to analyze the national scientific production about the themes of active teaching­learning methodology in undergraduate courses, with an emphasis on Occupational Therapy. This study constitutes a narrative review of a descriptive character regarding teaching practices with a focus on active teaching­learningmethodologies in the Occupational Therapy undergraduate course. With the use of bibliographic review in research platforms, it is found that strategies aimed at the application of active methodologies, it is essential to reflect on how these methodologiescan really favor student engagement, as well as the possibilities of integrating these proposals to the curriculum. The active methodologies they seem to be interesting to develop clinical reasoning skills in undergraduate students in Occupational Therapy, being relevant to the courses of creating situations and supporting students to develop clinical reasoning and the development of clinical and practical skills. It is concluded that the implementation of Active Methodologies still needs more studies in relation to the graduation of Occupational Therapy and the need for more studies to evaluate the results of using these methodologies in educational institutions is already consolidated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino­-aprendizagem no ensino superior de terapia ocupacionalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching ­learning methodologies in higher education in occupational therapypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMetodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação dos estudantes com enfoque na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. Objetivo deste trabalho é analisar a produção científica nacional acerca dos temas da metodologia ativa de ensino ­aprendizagem na graduação, com ênfase na Terapia Ocupacional. Este estudo constitui uma revisão narrativa de caráter descritivo a respeito das práticas de ensino com enfoque nas metodologias ativas de ensino­a-prendizagem no curso de graduação de Terapia Ocupacional. Através da revisão bibliográfica em plataformas de pesquisa encontra-­se as estratégias que visam à aplicação de metodologias ativas, é essencial que se reflita sobre como essas metodologias podem realmente favorecer o engajamento dos alunos, assim como as possibilidades de integração dessas propostas ao currículo. As metodologias ativas elas parecem ser interessantes para desenvolver habilidades de raciocínio clínico em estudantes do curso de graduação em Terapia Ocupacional, sendo relevante aos cursos de criar situações e dar suporte aos alunos para desenvolver raciocínio clínico e desenvolvimento de habilidades clínica e práticas. Conclui­-se que a implementação das Metodologias Ativas ainda necessita de mais estudos em relação a graduação de Terapia Ocupacional e a necessidade de mais estudos avaliarem os resultados do uso dessas metodologias em instituições de ensino já estejam consolidadas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos-
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasterapiaocupacional.pdf307,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.