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Título: O acontecimento da iluminação cênica: experiências estéticas e produção de sentidos em shows musicais
Título(s) alternativo(s): The happening of concert lighting: aesthetic experiences and sense production in musical concerts
Autor(es): Galhart, Cezar Henrique
Orientador(es): Lemos, Anuschka Reichmann
Palavras-chave: Iluminação de cena
Estética
Musicais
Sentidos e sensações na arte
Tecnologia e as artes
Maquinaria de palco
Stage lighting
Aesthetics
Musicals
Senses and sensation in art
Technology and the arts
Stage machinery
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GALHART, Cezar Henrique. O acontecimento da iluminação cênica: experiências estéticas e produção de sentidos em shows musicais. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a iluminação cênica como componente indissociável da experiência sensível do espetáculo e compreender seu potencial simbólico e expressivo com uma abordagem tecnológica, estética e presencial. Para tanto, esta investigação tem como objeto de análise a iluminação cênica dos shows musicais, pensados aqui como eventos específicos e singulares, e sua inter-relação desse elemento do espetáculo como produto tecnológico e artístico, a partir da experiência estética e produção de presença. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa é de abordagem qualitativa dos tipos bibliográfica e documental e de natureza descritiva. Inicia-se essa dissertação com definições e conceitos sobre as técnicas utilizadas na produção do fogo como objeto tecnológico pelo qual foram realizadas as primeiras experiências e atividades humanas ligadas às artes performáticas, vinculadas também à evolução tecnológica da iluminação cênica sob uma perspectiva histórica nos quatro palcos identificados por Roubine (1998): o anfiteatro grego, o espaço medieval, os tablados da “commedia dell’arte” e o palco italiano. Nesses anteparos, destacam-se os elementos de um espetáculo que se unem a partir dos componentes de uma tricotomia: tempo, espaço e ação (PAVIS, 2003), elementos que justificam a interação que ocorre no momento de um show, tornando o espetáculo um todo inteligível e concreto (espaço cênico e duração do espetáculo) como abstrato (magia, imaginário e memória). Na sequência, explora-se a estética contemporânea que se estabeleceu no início do século XX a partir dos princípios de Appia, Craig e Reinhardt, fundamentais para a gênese e formação da iluminação cênica moderna, complementados com a criação do método McCandless (1932), referência para a iluminação de espetáculos até a atualidade, cujo meio de representação da iluminação cênica se consolidou com o mapa de palco (Light Plot), desenvolvido a partir da década de 1930 com destacada contribuição da Lighting Designer Jean Rosenthal e padronizado na década de 1960, atualizado com as novas tecnologias criadas nas últimas cinco décadas. Na mesma seção, as características da experiência estética definidas por Marković (2011) (fascínio, simbolismo e unidade) são complementadas pelas relações da produção de presença na realização dos shows musicais, com base, nessas últimas, pelas percepções de Gumbrecht (2010) e Heidegger (2006). Por fim, a partir desses preceitos, apresenta-se uma análise apoiada nesses fundamentos de determinados shows musicais, principalmente no que se refere ao impacto da iluminação cênica nesses eventos.
Abstract: The objective of this research is to analyze the concert lighting as an inseparable component of the spectacle’s sensitive experience and to understand its symbolic and expressive potential through a technological, aesthetic and presential approaches. Therefore, this investigation has as its object of analysis the concert lighting, conceived here as specific and singular component of musical live shows, and its interrelationship of this element of the spectacle as a technological and artistic product, based on the aesthetic experience and production of presence. The methodology was conducted through qualitative approach with bibliographical and documentary research types and a descriptive nature. This master’s dissertation starts by laying down a set of definitions and concepts on the techniques used in the fire production as a technological object as part of the first human experiences and activities related to the performing arts, also linked to the technological evolution of stage lighting from a historical perspective on the four stages identified by Roubine (1998): the Greek amphitheater, the medieval space, the “commedia dell’arte” platforms and the Italian stage. In these stages, the elements of a spectacle stand out that come together from the components of a trichonomy: time, space and action (PAVIS, 2003), elements that justify the interaction that occurs at the time of a show, making the spectacle a everything intelligible and concrete (scenic space and duration of the show) as well as abstract (magic, imaginary and memory). Following those discution, this study explores the contemporary aesthetics that was established in the early 20th century by the principles of Appia, Craig and Reinhardt, fundamental Lighting Designers to the genesis and development of modern stage lighting, that was complemented by the creation of the McCandless method (1932), a reference to the current concerts lighting, whose means of representation of stage lighting was established by the stage map (Light Plot), developed from 1930s onwards within an outstanding contribution from Lighting Designer Jean Rosenthal and it was standardized in the 1960s and updated with new technologies created in the last five decades. In the same section, the aesthetic experience characteristics defined by Marković (2011) (fascination, symbolism and unity) are complemented by the relations of the production of presence in the performance of musical shows, based on the perceptions of Gumbrecht (2010) and Heidegger (2006). Finally and based on these precepts, this study presentes an analysis based on these fundamentals of certain musical shows, especially with regard to the impact of concert lighting in these spectacles.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29504
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