Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos, Luiz Felipe-
dc.date.accessioned2022-08-31T21:07:24Z-
dc.date.available2022-08-31T21:07:24Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationMATTOS, Luiz Felipe. O emprego de recursos metalinguísticos no Twitter. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29475-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze metalanguage as a cognitive technology and its representations through the reading and writing of tweets – posts on the social network Twitter in which informal interactions occur through written language. Therefore, this work begins its discussions with the theoretical articulation of language and technology, linked to the concept of language as a system proposed by Cupani (2004; 2011), also showing the writing as a technology (AUROUX, 1992; COULMAS, 2014; GNANADESIKAN, 2009). After that, we discuss Dascal’s proposal (2002), in which the author considers language as a cognitive technology. It is important to stimulate reflection jointly on the concepts of epilanguage (CULIOLI, 1995; CULIOLI & NORMAND, 2005; ROMERO, 2011; 2019) as non-rational knowledge that is inaccessible to the speaker in order to later discuss metalanguage (AUROUX, 1992; JAKOBSON, 2010; FLÔRES, 2011; FLÔRES; GABRIEL, 2012) – the latter as linguistic knowledge ordered and externalized by the speaker at the moment of enunciation. In this research, the idea of metalanguage as a cognitive tool is defended, as it is understood that the speaker can reflect on the language through its representations, taking into account their linguistic repertoire from certain context(s) (DASCAL, 2006). As a methodology for data collection and analysis, we opted for a descriptive and interpretive approach to organizing a corpus consisting of tweets from users on the digital social network Twitter. For the composition of this corpus, tweets that addressed any linguistic analysis made by users were collected. Thus, this research reflects on the manifestation of metalinguistic knowledge in tweets, noting that this media has limited characters and, thus, it may be interesting to find out how the speaker can think about the uses of the language and try to expose them even with the limitation of this type of writing. To do só, we observe the understanding and inquiry creatively made by the speakers. The results indicated by the analysis show the technical nature of epilanguage through the traces of unconscious activity in the production of tweets, using metalanguage as a technology to represent their linguistic reflections in the digital social network.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMetalinguagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectMetalanguagept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.titleO emprego de recursos metalinguísticos no Twitterpt_BR
dc.title.alternativeThe use of metalinguistic resources on Twitterpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a metalinguagem como tecnologia cognitiva e suas representações por meio da leitura e da escrita de tweets, postagens na rede social Twitter, onde ocorrem interações informais por meio da língua escrita. Para tanto, iniciamos nossas discussões com a articulação teórica sobre língua(gem) e tecnologia, atreladas pelo conceito de sistema proposto por Cupani (2004; 2011). A seguir, abordamos a proposta de Dascal (2002) na qual o autor considera a linguagem como tecnologia cognitiva. É importante refletirmos, de maneira conjunta, acerca do conceito de epilinguagem (CULIOLI, 1995; CULIOLI & NORMAND, 2005; ROMERO, 2011; 2019) como conhecimento não racional e inacessível pelo falante para, posteriormente, conceituarmos metalinguagem (AUROUX, 1992; JAKOBSON, 2010; FLÔRES, 2011) como conhecimento linguístico ordenado e exteriorizado por parte do falante. Em nossa pesquisa, defendemos a metalinguagem como ferramenta cognitiva, pois compreendemos que o falante seja capaz de refletir e analisar a língua por meio de suas representações, levando em consideração seu repertório linguístico a partir de determinado(s) contexto(s) (DASCAL, 2006). Como metodologia de coleta e análise de dados, optamos por uma abordagem de caráter descritivo e interpretativo com vistas à organização de corpus composto por tweets de usuários na rede social digital Twitter. Para a organização do corpus, coletamos tweets que abordassem quaisquer análises linguísticas realizadas no processo de engajamento feito pelos usuários com assuntos em comum. Assim, refletiremos sobre a manifestação linguística por parte dos falantes nos tweets, os quais têm o uso de caracteres limitados em sua produção. Nos textos sob análise, verificaremos as manifestações das atividades epilinguísticas e metalinguísticas, além de observarmos. Dessa forma, procuramos evidenciar como os conhecimentos epilinguístico e metalinguístico são mobilizados pelos interlocutores em caráter de enunciação. Os resultados apontados pela análise indicam o caráter técnico da epilinguagem por meio dos vestígios da atividade inconsciente na produção de tweets, se valendo da metalinguagem como tecnologia ao representar suas indagações linguísticas na rede social digital.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9644598086230349pt_BR
dc.contributor.advisor1Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6964-6326pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.contributor.referee1Miyaki, Cristina Yukie-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9771854018919441pt_BR
dc.contributor.referee2Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee3Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6964-6326pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
empregorecursosmetalinguisticostwitter.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons