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Título: IDEB na mesorregião oeste paranaense usando estatística espacial
Título(s) alternativo(s): IDEB in the western mesoregion of paranaense using space statistics
Autor(es): Amaral, Marco Aurélio Tavares
Orientador(es): Dalposso, Gustavo Henrique
Palavras-chave: Análise espacial (Estatística)
Escolas públicas
Avaliação educacional
Spatial analysis (Statistics)
Public schools
Education - Evaluation
Data do documento: 5-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: AMARAL, Marco Aurélio Tavares. IDEB na mesorregião oeste paranaense usando estatística espacial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral utilizar a estatística espacial de áreas para o entendimento da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB na Mesorregião do Oeste Paranaense que ocorreu no ano de 2009 e 2019. Para alcançar tal objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: entender e caracterizar os dados do IDEB por meio da estatística descritiva e estatística espacial de áreas e realizar a estatística espacial por meio da análise do Índice de Moran. A metodologia utilizada contou com a análise descritiva e a análise exploratória espacial por meio da observação do índice de Moran e do Moran Scatterplot para se chegar ao Mapa de Moran. Os recursos computacionais utilizados foram o software Geoda, o software R e o Qgis para edição dos mapas finais. Os dados apontam para a compreensão de que a utilização de análise exploratória espacial por meio de estatística espacial possibilita melhor compreensão dos resultados com percepção não apenas individual do resultado, mas do seu contexto e do seu entorno, possibilitando uma análise dos dados consistente, considerando não apenas o dado isolado. Dessa forma, consideram-se expressivos os resultados do trabalho em relação a análise do IDEB, que possibilitou um melhor entendimento dos dados coletados.
Abstract: The present work has as general objective to use the spatial statistics of areas to understand the evolution of the Basic Education Development Index - IDEB in the Mesoregion of Oeste Paranaense that occurred in 2009 and 2019. To achieve this objective, the following objectives were proposed Specific: understand and characterize the IDEB data through descriptive statistics and spatial statistics of areas and perform spatial statistics through the analysis of the Moran Index. The methodology used included descriptive analysis and exploratory spatial analysis through observation of the Moran index and Moran Scatterplot to arrive at the Moran Map. The computational resources used were the Geoda software, the R software and the Qgis for editing thematic maps. The data point to the understanding that the use of spatial exploratory analysis through spatial statistics allows a better understanding of the results with not only individual perception of the result, but of its context and surroundings, enabling a consistent data analysis, considering not just the isolated data. Thus, the results of the work are considered expressive in relation to the IDEB analysis, which allowed a better understanding of the collected data.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29250
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