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Título: Cinema de casa de reza: as relações entre tecnologia e cultura presentes nas práticas fílmicas da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI) de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Casa de reza Cinema: the relationships between technology and culture present in the film practices of the Cultural Association of Indigenous Directors (ASCURI) of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Gorges, Maria Claudia
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Indígenas
Diretores e produtores de cinema
Recursos audiovisuais
Tecnologia
Índios Guarani
Cinema - Produção e direção
Comunicação e tecnologia
Indians
Motion picture producers and directors
Audio-visual materials
Technology
Guarani Indians
Motion pictures - Production and directio
Communication and technology
Data do documento: 4-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GORGES, Maria Claudia. Cinema de casa de reza: as relações entre tecnologia e cultura presentes nas práticas fílmicas da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI) de Mato Grosso do Sul. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A Associação Cultural de Realizadores Indígenas (ASCURI) de Mato Grosso do Sul é composta por indígenas dos povos Guarani, Kaiowá e Terena e vem, desde 2008, realizando filmes e produzindo oficinas de formação nas aldeias. O objetivo desta tese é refletir sobre as práticas fílmicas da ASCURI, consideradas aqui como modos de construir alianças com o audiovisual e o cinema, que serão também chamadas de práticas de guaranização. Para a construção desta tese estabelecemos um diálogo com integrantes da ASCURI, através de entrevistas, conversas por telefone e de encontros provenientes da construção de parcerias em eventos. Percorremos também algumas experiências de povos indígenas com o audiovisual e o cinema, inseridas tanto no marco da representação como da autorrepresentação de suas imagens, trazendo as variações que ocorrem nestes projetos, entendendo que o cinema produzido com e pelos povos indígenas é extenso, diverso e está em muitos lugares, sendo a ASCURI um desses modos de fazer cinema. Analisamos um conjunto de filmes produzidos sobre, com e por cineastas indígenas, como também fotografias de arquivo e imagens postadas em redes sociais. Realizamos um levantamento histórico dos momentos em que estes projetos foram articulados. Percorremos também os projetos que foram fundamentais para a constituição da ASCURI como uma associação. Finalizamos abordando um dos projetos mais recentes que a ASCURI desenvolveu durante a pandemia da Covid-19, a websérie Nativas Narrativas: mirando mundos possíveis (ASCURI, 2020). A fundamentação teórica baseia-se nas reflexões da socióloga Silvia Rivera Cusicanqui (2010, 2015, 2018) sobre os conceitos de ch’ixi, interculturalidade e processos de identificação, que nos afastam de perspectivas essencialistas e nos convidam a habitar a contradição; nos questionamentos do pensador e ativista Ailton Krenak (2019, 2020) sobre o conceito de humanidade e a imposição de uma monocultura do pensamento; nas reflexões do filósofo Andrew Feenberg (2010, 2017) sobre tecnologia, o qual, com sua crítica ao determinismo tecnológico, propõe pensar as múltiplas narrativas sobre tecnologia. Neste processo, as alianças que a ASCURI constrói com o audiovisual e o cinema tensionam essas tecnologias ao serem transformadas em modos de resistência, ou melhor, de existência, expressão e atualização de sociabilidades, em um cinema de casa de reza.
Abstract: The Cultural Association of Indigenous Filmmakers (ASCURI) of Mato Grosso do Sul is made up of indigenous from the Guarani, Kaiowá and Terena peoples and has been making films and producing training workshops in the villages since 2008. The objective of this thesis is to reflect on the filmic practices of ASCURI, considered here as ways of building alliances with audiovisual and cinema, which will also be called guaranization practices. For the construction of this thesis, we established a dialogue with members of ASCURI, through interviews, telephone conversations and meetings resulting from the construction of partnerships in events. We also went through some experiences of indigenous peoples with audiovisual and cinema, inserted both in the context of representation and self-representation of their images, bringing the variations that occur in these projects, understanding that the cinema produced with and by indigenous peoples is extensive, diverse and it is in many places, with ASCURI being one of those ways of making cinema. We analyzed a set of films produced about, with and by indigenous filmmakers, as well as archival photographs and images posted on social networks. We carried out historical research of the moments in which these projects were articulated. We also went through the projects that were fundamental for the constitution of ASCURI as an association. We conclude by addressing one of the most recent projects that ASCURI developed during the Covid-19 pandemic, the web series Nativas Narrativas: mirando mundos possíveis (ASCURI, 2020). The theoretical foundation is based on the reflections of sociologist Silvia Rivera Cusicanqui (2010, 2015, 2018) on the concepts of ch’ixi, interculturality and identification processes, which distance us from essentialist perspectives and invite us to inhabit the contradiction; in the questions of the indigenous thinker and activist Ailton Krenak (2019, 2020) about the concept of humanity and the imposition of a monoculture of thought; in the reflections of the philosopher Andrew Feenberg (2010, 2017) on technology, who, with his critique of technological determinism, proposes to think about the multiple narratives about technology. In this process, the alliances that ASCURI builds with audiovisual and cinema affects these technologies as they are transformed into modes of resistance, or rather, of existence, expression and sociability reproduction, in a Casa de Reza cinema.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29181
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