Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Vitória Albino Mendonça Bernardes de-
dc.date.accessioned2022-08-05T17:09:59Z-
dc.date.available2022-08-05T17:09:59Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Vitória Albino Mendonça Bernardes de. Um país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29180-
dc.description.abstractGood Morning Comrades (2001), by Ondjaki, and The Book of Chameleons (2004), by José Eduardo Agualusa, are books that present narratives that take place in the post-colonial period in Angola, more specifically in the city of Luanda. While the first novel is narrated by a child-hero, still maturing and who did not experience the colonialist period in the country, the second storyline unfolds through the eyes of a gecko, a reclusive animal that observes each event from a privileged perspective, merging the facts of the present with its human past. Thus, the reader is invited to understand the point of view of the narrators in both works, following these becoming visions of a country in transformation. Therefore, the main purpose of this research is to analyze the function of these narrators in the selected novels, approaching historical conceptions that theoretically ground these authors’ choices and adopting the concept of becoming, developed by Deleuze and Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), to relate narrative elements and develop the proposed themes. To compose the discussion of the works, the assumptions of Deleuze and Guattari (1977), Deleuze and Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) and Viveiros de Castro (1996; 2002) were essentially considered. Regarding the historiographical survey, we have as main theoretical contribution Heintze (2007), Wheeler and Pélissier (2016), and the great collection General History of Africa, distributed and published in Brazil by UNESCO (2010). About the methodology that conducts the work, the research is qualitative and bibliographical in nature. As a result, it is observed the analysis of deterritorialized narrators, who manifest their child and animal becoming, connecting themselves to the literary space – also in a process of becoming – and to other characters, through their positions of observation of the plot.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDevir (Filosofia)pt_BR
dc.subjectLiteratura angolanapt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectCrianças na literaturapt_BR
dc.subjectBecoming (Philosophy)pt_BR
dc.subjectAngolan literature (Portuguese)pt_BR
dc.subjectPostcolonialismpt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectChildren in literaturept_BR
dc.titleUm país em devir-Angola e seus narradores: a criança e o animal em Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, e o Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusapt_BR
dc.title.alternativeA country in becoming-Angola and its narrators: the child and the animal in Good Morning Comrades, by Ondjaki, and The Book of Chameleons, by José Eduardo Agualusapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoBom dia Camaradas (2001), do autor Ondjaki, e O Vendedor de Passados (2004), de José Eduardo Agualusa, são livros que apresentam narrativas ocorridas no período pós-colonial em Angola, mais especificamente na cidade de Luanda. Enquanto o primeiro romance é narrado por um herói-criança, ainda em fase de amadurecimento e que não vivenciou o período colonialista no país, o segundo enredo se desenrola por meio do olhar de uma osga, animal recluso que observa cada acontecimento sob uma perspectiva privilegiada, mesclando os fatos do presente ao seu passado humano. Assim, o leitor é convidado a compreender o ponto de vista dos narradores em ambas as obras, acompanhando esses olhares em devir diante de um país em transformação. Em vista disso, a presente pesquisa tem por objetivo principal a análise da função desses narradores nos romances selecionados, abordando concepções históricas que embasem teoricamente essas escolhas dos autores e adotando-se do conceito de devir, desenvolvido por Deleuze e Guattari (1995; 1996; 1997 [1980]), para relacionar elementos narrativos e desenvolver as temáticas propostas. Para compor a discussão das obras, foram utilizados, essencialmente, os pressupostos de Deleuze e Guattari (1977), Deleuze e Parnet (1998 [1977]), Deleuze (1997), Garuba (2003), Machado (2009), Paradiso (2015; 2020) e Viveiros de Castro (1996; 2002). No que tange ao levantamento historiográfico, tem-se como aporte teórico principal Heintze (2007), Wheeler e Pélissier (2016), e a grandiosa coleção História Geral da África, distribuída e publicada no Brasil por UNESCO (2010). Com relação à metodologia que conduz o trabalho, tem-se o caráter qualitativo da pesquisa, de cunho bibliográfico. Como resultado, observa-se a análise de narradores desterritorializados, que manifestam seus devires criança e animal, conectando-se ao espaço literário – também em processo de devir – e a outros personagens, através de suas posições de observação do enredo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704693296449905pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Naira de Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5185-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236397197143225pt_BR
dc.contributor.referee1Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Naira de Almeida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5185-6245pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236397197143225pt_BR
dc.contributor.referee3Paradiso, Silvio Ruiz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7248-6490pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319529066801482pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angolanarradorescriancaanimal.pdf924,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons