Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29136
Título: Concepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Conceptions about DNA, chromosomes and genes by high school graduates
Autor(es): Mielczarski, Raquel Alves
Orientador(es): Ghisi, Nédia de Castilhos
Palavras-chave: Genética
Jogos educativos
Ciência - Estudo e ensino
Genetics
Educational games
Science - Study and teaching
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MIELCZARSKI, Raquel Alves. Concepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, a qual teve como tema identificar suas concepções sobre palavras como DNA, cromossomos e genes. A Genética é uma área extremamente importante da Ciência que vem passando por grandes avanços. No entanto, ainda é vista como um conteúdo difícil, tanto por alunos como por professores, e trabalhada de forma superficial nas escolas. Apesar de assuntos como organismos transgênicos, clonagem e utilização de células - tronco estarem frequentemente na mídia, muitos estudantes desconhecem estes fatos. Estudos indicam que alunos que concluem o ensino médio apresentam baixo conhecimento nesta área. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os conhecimentos sobre Genética de alunos concluintes do ensino médio do município de Cachoeira do Sul, RS. Para isto, foi aplicado um jogo da memória e um questionário sobre assuntos da área de Genética a alunos concluintes do ensino médio. Participaram da atividade 13 alunos do ensino médio de uma escola pública. A partir da análise dos resultados da aplicação do jogo e do questionário foi possível constatar que os estudantes apresentam baixo conhecimento em Genética e concepções equivocadas quando se trata de DNA, genes e cromossomos. O jogo mostrou-se uma boa ferramenta para o ensino de biologia, despertando o interesse e a vontade de aprender dos alunos.
Abstract: This study presents the results of a research carried out with students of the third year of high school, whose theme was to identify their conceptions about DNA, chromosomes and genes. Genetics is a key area of science that has been going through greatst rides. However, it is still seen as difficult content, both by students and teachers, and superficially worked in schools. Although issues such as transgenics organisms, cloning and the use of embryonic stem cells are often in the media, many students are unaware of these facts. Studies indicate that students who complete high school have low knowledge in this area. The main objective of this study is to analyze the knowledge about Genetics from graduating high school students in the city of Cachoeira do Sul, RS. For this, a memory game and a questionnaire about Genetic subjects were applied to high school graduates. Thirteen high school students from a public (notpaid) school participated in the activity. From the analysis of the results of the application of the game and the questionnaire it was possible to verify that the students have low knowledge in Genetics and misconceptions when it comes to DNA, genes and chromosomes. The game proved to be a useful tool for teaching biology, arousing student's interest and willingness to learn.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29136
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_49.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.