Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira Sobrinho, Andressa Sanches-
dc.date.accessioned2022-06-22T19:52:53Z-
dc.date.available2022-06-22T19:52:53Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.citationTEIXEIRA SOBRINHO, Andressa Sanches. Um estudo das pesquisas desenvolvidas sobre o ensino e aprendizagem da matemática com estudantes que possuem TDAH. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28891-
dc.description.abstractIn this paper, we present the results of a mapping of journals and papers published in Mathematics Education events that deal with Teaching and Learning of Mathematics for students diagnosed with Attention Deficit Disorder wicth Hiperactivity (ADDH). Inorder to do so, the objective was to offer subsidies forunderstanding the difficulties in the school mathematics activity by children with ADDH, of the predominantly inattentive type. The methodology used, within a qualitative approach, followed the presuppositions of the Content Analysis of Bardin (1977) and consists of three stages: pre-analysis, material exploration and treatment of results and interpretation. By means of data analysis, it is possibleinfer some relevant categories: type of research, methodology, data collection instrument, level of education, participants, theoretical background. From these categories, it was possible to delineate the differences suggested for the work with students with ADDH, as well as when the specific characteristics of these students began to differentiate them from the others in the classroom, and also contributed with teachers who take on the responsibility of doing significant work in the teaching and learning process of these students. It was noticed that the mapped studies sought, in general,to develop strategies that presented a differential to capture the attention of students with ADDH, mainly the use of technological resources. However, although there is a concern with Mathematics Teaching and Learning for students with ADDH, there are still few researches in Mathematics Education, and no studies were found that explored the idea of Significant Learning for these students. It is suggested that the Theory of Significant Learning be explored to work with students with ADDHin the teaching of Mathematics, aiming at new strategies that prioritize the learning of concepts to the detriment of memorization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAttention-deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUm estudo das pesquisas desenvolvidas sobre o ensino e aprendizagem da matemática com estudantes que possuem TDAHpt_BR
dc.title.alternativeA study of the research developed on the teaching and learning of mathematics with students who have ADDHpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, são apresentados os resultados de um mapeamento de periódicos e trabalhos publicados em eventos da Educação Matemática que versam sobre o Ensino e Aprendizagem da Matemática para alunos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para tanto, teve-se por objetivo oferecer subsídios para o entendimento das dificuldades na atividade Matemática escolar por crianças com TDAH, do tipo predominantemente desatento. A metodologia utilizada, no âmbito de uma abordagem qualitativa, seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e constitui-se de três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação. Por meio da análise dos dados, pode-se inferir algumas categorias relevantes: tipo de pesquisa, metodologia, instrumento de coleta de dados, nível de ensino, participantes, embasamento teórico. A partir destas categorias foi possível delinear quais foram os diferenciais sugeridos para o trabalho com alunos portadores do TDAH, assim como verificou-se quando as características específicas destes estudantes começam a diferenciá-los dos demais em sala de aula, e também contribui-se com os professores que assumem a responsabilidade de fazer um trabalho significativo no processo de ensino e aprendizagem destes estudantes. Percebeu-se que os trabalhos mapeados buscaram, em geral, desenvolver estratégias que apresentassem um diferencial para manter a atenção dos estudantes com TDAH, principalmente o uso de recursos tecnológicos. No entanto, embora exista uma preocupação com o Ensino e Aprendizagem da Matemática para estudantes com TDAH, ainda são poucas as pesquisas no âmbito da Educação Matemática e não se encontrou trabalhos que explorassem a ideia da Aprendizagem Significativa para estes estudantes. Sugere-se que seja explorada a Teoria da Aprendizagem Significativa para o trabalho com estudantes com TDAH, no ensino da Matemática, visando novas estratégias que priorizem a aprendizagem dos conceitos em detrimento da memorização.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee2Ghisi, Nédia de Castilhos-
dc.contributor.referee3Mascarello, Leide Daiane do Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_6.pdf665,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.