Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28810
Título: Identidade e diferença nas altas habilidades/ superdotação (AH/SD): uma análise de conteúdo
Título(s) alternativo(s): Identity and difference in high skills / gifted (AH/SD): A content analysis
Autor(es): Terra, Eliane Cinira Rodrigues
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Identificação
Aptidão
Superdotados
Educação especial
Educação inclusiva
Diferenças individuais
Identification
Ability
Gifted persons
Special education
Inclusive education
Individual diferences
Data do documento: 22-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TERRA, Eliane Cinira Rodrigues. Identidade e diferença nas altas habilidades/ superdotação (AH/SD): uma análise de conteúdo. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em torno de 3,5% a 5,0% da população brasileira apresenta Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), conforme Freitas e Rech (2005). Entretanto, ao se desvelar o contexto escolar atual com a busca de dados quantitativos coletados com a SEED/PR e em site oficial do MEC, percebe-se que uma parcela considerável de estudantes permanece sem a devida identificação de seus potenciais. Portanto, pode se afirmar que esses estudantes não estão recebendo no sistema de ensino os estímulos adequados para desenvolver suas potencialidades. Entretanto, de acordo com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) as AH/SD fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Esta política educacional afirma a importância de se identificar essa população durante o processo educacional. Nesta vertente, Vieira (2018) afirma que há uma significativa desinformação acerca dessa parcela da população no contexto escolar. Portanto, as diferenças e especificidades apresentadas por estudantes superdotados precisam ser consideradas no contexto inclusivo para que se efetive adequadamente seu processo educativo. Destaca-se que a identidade e diferença de pessoas com AH/SD, sendo constituídas nas relações sociais e culturais, se refletem nos espaços educativos institucionais, nos quais a inclusão e a educação especial podem ser promotoras do processo de aprendizagem desses estudantes. Apresentando aspectos referentes à identidade e diferença, esta temática requer a revisão e ressignificação de conceitos, concomitante a desconstrução de mitos. Isso incidirá diretamente no reconhecimento e identificação desses sujeitos no contexto educacional. Partindo da premissa de que a cultura é a base para identidade e diferença, e de que a identificação de estudantes com AH/SD é relevante para o processo educacional, o objetivo desta pesquisa é analisar em documentos oficiais do governo federal brasileiro de que forma são permeados os valores de identidade e diferença de estudantes com AH/SD. Com abordagem de pesquisa documental realizada em documentos oficiais brasileiros, buscam-se dados para posterior análise de conteúdo com as seguintes etapas: pré-análise, codificação, categorização e interpretação. Neste viés, essa dissertação realizada com a finalidade de pesquisa aplicada, perpassa e integra conhecimentos pertinentes à identidade e diferença, a identificação, ao histórico, a inclusão, as políticas públicas e ações destinadas à promoção das potencialidades de aprendizagem de estudantes superdotados. Ao analisar nesses documentos o contraponto entre a Inclusão e a Educação Especial, investigam-se dados, por meio da análise de conteúdo, quantitativos e qualitativos, que embasam e determinam as ações educativas para esses estudantes.
Abstract: According to studies made by the World Health Organization (WHO) around 3.5% to 5.0% of the Brazilian population has High Abilities/Giftness (AH/SD), according to Freitas and Rech (2005). However, when unveiling the current school context with the search for quantitative data collected with SEED/PR and on the MEC’s official website, it is clear that a considerable portion of students remains without proper identification of their potential. Therefore, it can be said that these students are not receiving adequate stimuli in the education system to develop their potential. However, according to the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (MEC, 2008) the AH/SD are part of the target audience of Special Education. This educational policy affirms the importance of identifying this population during the educational process. In this regard, Vieira (2018) states that there is significant misinformation about this portion of the population in the school context. Therefore the differences and specificities presented by gifted students need to be considered in the inclusive context só that their educational process can be properly carried out. It is noteworthy that the identity and difference of people with AH/SD, being constituted in social and cultural relationships, are reflected in institutional educational spaces, in which inclusion and special education can promote the learning process of these students. Presenting aspects related to identity and difference, this theme requires the revision and resignification of concepts, concomitant with the deconstruction of myths. This will directly affect the recognition and identification of these subjects in the educational context. Starting from the premise that culture is the basis for identity and difference, and that the identification of students with AH/SD is relevant to the educational process, the objective of this research is to analyze in official documents of the Brazilian federal government how they are permeated the values of identity and difference of students with AH/SD. With a documental research approach carried out in official Brazilian documents, data are sought for subsequent content analysis with the following steps: pre-analysis, coding, categorization, and interpretation. In this bias, this dissertation carried out with the purpose of applied research, permeates and integrates knowledge relevant to identity and difference, identification, history, inclusion, public policies and actions aimed at promoting the learning potential of gifted students. By analyzing in these documents the counterpoint between Inclusion and Special Education, quantitative and qualitative data that support and determine the educational actions for these students are investigated through content analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28810
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
altashabilidadesidentidadediferenca.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons