Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorManika, Eduardo Renan-
dc.date.accessioned2022-06-01T13:57:47Z-
dc.date.available2022-06-01T13:57:47Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationMANIKA, Eduardo Renan. Ambiente para geração de trajetos de linhas de transporte público para análise de mobilidade e viabilidade de comunicação. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28706-
dc.description.abstractOne of the main components of smart cities and urban mobility is public transport. Analyzing the behavior of public transport vehicles (buses) when they are moving along their path is important for research in this area. Collecting data for analysis considering the real world (the public transport buses themselves) requires a high amount of time and large amounts of financial resources. For this reason, the scientific community uses vehicular mobility simulators to generate vehicle displacements. Mobility simulators allow the researcher to import real maps of cities and simulate displacements. Importing the real maps of cities and their characteristics is done manually most of the time. However, generating realistic scenarios manually is very expensive (takes a lot of time). In the case of scenarios that involve public transport, generating them manually is even worse, as they have unique characteristics, such as: previously established vehicle trajectories, specific stopping points and defined departure times. Among the various simulators currently available, the Simulator of Urban Mobility (SUMO) stands out. This work aims to present an application capable of building the routes of public transport bus lines in SUMO automatically. This application was named EMMS (Mapping Schema for SUMO). Comparisons between simulation data and real data showed that EMMS was efficient in the map mapping process. Making use of EMMS, this work also presents a statistical analysis of data from vehicular mobility records of urban transport in the city of Curitiba (Paraná). Such analyzes aim to investigate the behavior of the network considering the possibility of communication (data exchange between vehicles). In addition, to investigate the type of application that can be performed in the networks formed by buses, studies were conducted considering the formation of an Ad Hoc Vehicular Network (VANET) in the studied environment. In general, the results reveal that the networks formed by buses (which make up a public transport system) have a high degree of partitioning and low performance in continuous end-to-end communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTransporte público - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEstatística - Análisept_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subjectAd hoc networks (Computer networks)pt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectStatistics - Analysispt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectMobile communication systemspt_BR
dc.subjectRedes ad hoc (redes de computadores)pt_BR
dc.titleAmbiente para geração de trajetos de linhas de transporte público para análise de mobilidade e viabilidade de comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeA framework for route generation of public transportation lines for mobility and communication feasibility analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos principais componentes das cidades inteligentes e da mobilidade urbana é o transporte público. Analisar o comportamentos dos veículos (ônibus) do transporte público quando estão se deslocando pelo seu trajeto é importante para as pesquisas desta área. A coleta de dados para a análise considerando o mundo real (os próprios ônibus do transporte público) demandam uma quantidade de tempo elevada e grandes montantes de recursos financeiros. Por essa razão, a comunidade científica utiliza simuladores de mobilidade veicular para gerar os deslocamentos dos veículos. Os simuladores de mobilidade permitem importar mapas reais de cidades e simular os deslocamentos. Importar os mapas reais das cidades e suas características são realizadas de forma manual na maioria da vezes. Entretanto, gerar os cenários realísticos manualmente é muito oneroso (demanda muito tempo). Tratando-se de cenários que envolvem o transporte público, gerá-los manualmente é ainda pior, pois apresentam características únicas, como: trajetórias dos veículos previamente estabelecidas, pontos de paradas específicos e horários de saída definidos. Dentre os diversos simuladores disponíveis atualmente, destaca-se o Simulador de Mobilidade Urbana (SUMO – Simulator of Urban Mobility). Este trabalho tem o objetivo apresentar uma aplicação capaz de construir os trajetos das linhas de ônibus do transporte público no SUMO de forma automática. Tal aplicação foi nominada de EMMS (Esquema de Mapeamento de Mapas para o SUMO). Comparações entre dados de simulações e dados reais mostraram que o EMMS foi eficiente no processo de mapeamento de mapas. Fazendo uso do EMMS, este trabalho apresenta uma análise estatística dos dados provenientes dos registros de mobilidade veicular do transporte urbano da cidade de Curitiba (Paraná). Tais análises tem como objetivo investigar o comportamento da rede considerando a possibilidade de comunicação (troca de dados entre os veículos). Além disso, para investigar o tipo de aplicação que pode ser executada nas redes formadas pelos ônibus, foram conduzidos estudos considerando a formação de uma Rede Ad Hoc Veicular (VANET) no ambiente estudado. Em geral, os resultados revelam que as redes formadas pelos ônibus (que compõem um sistema de transporte público) possuem um elevado grau de particionamento e baixo desempenho em comunicação fim-a-fim contínua.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0247-8417pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982602836268026pt_BR
dc.contributor.advisor1Wille, Emilio Carlos Gomes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1916-0031pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042348032717400pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves Junior, Joilson-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-9934-4441pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062753386560903pt_BR
dc.contributor.referee1Wille, Emilio Carlos Gomes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1916-0031pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042348032717400pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Keiko Veronica Ono-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4685-299Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Tania Lucia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5828-2691pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102857868369808pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOESpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trajetostransportepublicomobilidade.pdf5,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons