Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481
Título: Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas
Autor(es): Lima, Leandra Letícia de
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Solução de problemas
Estudantes do ensino fundamental
Estudantes do ensino fundamental
Problem solving
School children
Performance
Data do documento: 28-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LIMA, Leandra Letícia de. Desempenho e estratégias de alunos do ensino fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e as estratégias de alunos do Ensino Fundamental ao resolverem diferentes tipos de problemas. A fundamentação teórica abrange a resolução de problemas, os tipos de problemas e as estratégias de resolução. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e os participantes foram 17 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O instrumento para coleta de dados foi constituído por seis problemas de diferentes tipos. A interação com os alunos ocorreu de forma online, e os registros das resoluções feitas pelos participantes foram apresentados com envio de uma foto, a partir de uma plataforma online. Dessa forma foi possível analisar as estratégias de resoluções dos alunos e concluir que as mais utilizadas por eles foram o uso das operações básicas e do pensamento intuitivo. Em relação ao desempenho, no problema do tipo padrão-composto foi que os participantes se saíram melhor se comparado aos demais.
Abstract: This paper aims to analyze the performance and strategies of elementary school students when solving different types of problems. The theoretical foundation covers problem solving, problem types and resolution strategies. The research approach is qualitative, exploratory and the participants were 17 students from the 6th year of elementary school. The instrument for data collection consisted of six different types of problems. The interaction with the students took place online, and the records of the resolutions made by the participants were presented with the sending of a photo, from an online platform. Thus, it was possible to analyze the students' resolution strategies and conclude that the most used by them were the use of basic operations and intuitive thinking. Regarding performance, in the standard-compound type problem, the participants did better compared to the others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28481
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2020_2_05.pdf943,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.