Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalchi, Bárbara de-
dc.date.accessioned2022-05-12T00:37:04Z-
dc.date.available2022-05-12T00:37:04Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationFALCHI, Bárbara de. Um estudo sobre a orientação sexual, identidade de gênero e LGBTfobia junto aos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28457-
dc.description.abstractThe struggle of movements related to LGBTQIA + groups has always been very important for a democratic state of law and, at this moment when there is an evident polarization in society in several aspects, this dualism ends up exposing itself as minorities. In this sense, deepening the scientific understanding of these exclusionary processes can be of great value. This work has the general objective of estimating the proportion of students regarding their sexual orientation as well as applying a scale of manifestation of homophobia and using it with students from the Federal Technological University of Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. The methods for validating the questionnaire (Cronbach’s alpha) as well as confidence intervals for the proportion and Chi-square test were reviewed. From the results obtained in this work, it can be estimated that 23% to 35% of students on campus are not heterosexual, the majority being women. It was also observed that in most non-heterosexuals, parents are unaware of their sexual orientation, participate in collectives and proportionally do more psychological monitoring when compared to heterosexuals. Finally, there is a need for awareness campaigns in search of empathy regarding these issues in the sense of achieving equality among all people, regardless of creed, race, sexual orientation, among others, especially in the academic environment of professional training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectMultivariate analysispt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectSexual orientationpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a orientação sexual, identidade de gênero e LGBTfobia junto aos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA luta dos movimentos relacionados aos grupos LGBTQIA+ sempre tiveram muita importância para um estado democrático de direito e, neste momento onde se vive uma polarização evidente na sociedade em diversos aspectos, este dualismo acaba expondo as minorias. Neste sentido, se aprofundar no entendimento, de forma científica, destes processos excludentes, pode ser de grande valia. Este trabalho tem como objetivo geral estimar a proporção de estudantes quanto a sua orientação sexual, bem como aplicar uma escala de homofobia manifesta e sutil junto aos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. Foi revisado o métodos para validação do questionário (alpha de Cronbach) bem como intervalos de confiança para a proporção e teste Qui-Quadrado. Dos resultados obtidos neste trabalho, pode-se estimar que 23% a 35% de estudantes do campus não são heterossexuais, sendo a maioria mulheres. Observou-se também que na maioria dos não heterossexuais, os pais desconhecem sua orientação sexual, participam de coletivos e proporcionalmente fazem mais acompanhamento psicológico quando comparado aos heterossexuais. Finalmente, tem-se a necessidade de campanhas de conscientização na busca de empatia quanto a estas questões no sentido das conquistas de igualdade entre todas as pessoas, independente de credo, raça, orientação sexual, entre outras, principalmente no ambiente acadêmico de formação profissional.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Roberto Molina de-
dc.contributor.referee1Souza, Roberto Molina de-
dc.contributor.referee2Lizzi, Elisangela Aparecida da Silva-
dc.contributor.referee3Agulhari, Cristiano Marcos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2020_2_02.pdf860,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.