Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28312
Título: Desenvolvimento de uma ferramenta didática de pneumática e eletropneumática
Autor(es): Acorsi, Igor Néia
Orientador(es): Di Raimo, Conrado
Palavras-chave: Ferramentas elétricas
Pneumáticos
Automação
Power tools
Tires, Rubber
Automation
Data do documento: 13-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ACORSI, Igor Néia. Desenvolvimento de uma ferramenta didática de pneumática e eletropneumática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Neste trabalho foram estudados os acionamentos pneumáticos e eletropneumáticos e sua utilização na confecção de circuitos. Também houve o estudo de métodos que visam aperfeiçoar e baratear a circuitação pneumática. Para tanto foram analisados e digitalizados, utilizando o software Festo FluidSIM-P, exercícios dos professores Márcio Montezuma e Conrado Di Raimo e posteriormente criada uma apostila com intuito de auxiliar as aulas da disciplina de Pneumática e facilitar o aprendizado dos alunos.
Abstract: In this work it were studied the pneumatic and electro pneumatic actuators and their use in the manufacture of circuits. There was also the study of methods aimed at optimizing and cheapen the pneumatic circuitry. For that were scanned and analyzed using the Festo FluidSIM-P software, exercises teachers Márcio Montezuma and Conrado Di Raimo and subsequently created a handout with the intention of assisting classes discipline Pneumatic and facilitate student learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28312
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2013_2_12.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.