Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148
Título: Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software
Título(s) alternativo(s): From abstract calculations to concrete utterances: abstration as mediation among learning and teaching software programming
Autor(es): Kira, Gustavo
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Linguagem e educação
Abstração
Dialogismo (Análise literária)
Programação (Computadores) - Estudo e ensino
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Mediação
Language and education
Abstraction
Dialogism (Literary analysis
Computer programming - Study and teaching
Mediation
Data do documento: 28-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KIRA, Gustavo. Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta tese tem como objetivo explorar os enunciados concretos, dentro de uma perspectiva bakhtiniana, como base de projetos e exercícios para o ensino e aprendizagem de programação de computadores. Para tanto, primeiro problematizamos o conceito de “pensamento computacional” e sua recepção dentro de um recorte específico da Informática na Educação através de um levantamento documental/bibliográfico de artigos publicados nos anos de 2015, 2016 e 2017 no WalgProg, um workshop parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Em um segundo movimento, caracterizamos o “pensamento computacional” como algo muito similar ao que é chamado pela Ciência da Computação de abstração. Ao identificar uma falta de especialidade na forma como este conceito é tratado, propomos visitá-lo a partir de autores mais próximos de uma perspectiva materialista, com o apoio, em especial, de autores como Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre e Alvaro Vieira Pinto, entre outros. Esta mudança de perspectiva permite entender a abstração como um processo de mediação entre duas concretudes e a liguagem como uma atividade concreta e não somente um sistema de signos abstraído. Para tentar dar conta de algumas questões que vem à tona com este entendimento da abstração e linguagem, propomos entender a atividade de escrita de um programa de computador como uma enunciação concreta, em especial, na maneira como Bakhtin o faz. Por fim, apresentamos uma análise documental com base em materias (e-mails e códigos fontes) gerados por três atividades didáticas as quais tentam evidenciar as diferenças de se trabalhar alinhado com perspectiva bakhtinana de escrita de texto.
Abstract: This thesis aims to explore a bakhtinian’s perspective of concrete utterance as bases for exercises and projects to teaching and learning computer programing. First, we problematize “computational thinking” as a concept and its reception at an especific frame of Informatics at Education field using a documental/bibliographic survey with papers published between 2015 and 207 at WalgProg, a workshop part of Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Second, we define “computational thinking” as something very simmilar to what Computer Science calls abstraction. As we found a lack of specification in the way this concept is deal with, we propose to understand it looking from a more materialist approach supported by authors like Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre, Alvaro Vieira Pinto and others. This perspective change enables to understand as a mediation process between two concrete stances and language as a concrete activity and not just an abstracted system of signs. Trying to acomodate some questions that emerges when we understand abstraction and language, we propose to understand computer program writing as a concrete utterance, specially, in Bakhtin’s way. Finally, we present a documental survay based on material (e-mails and source codes) genereted by three learning activities which tries to show differences from working with a bakhtinian’s approach to write a text.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaoequacoesproducaotextos.pdf5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons