Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Andressa Queiroz de-
dc.date.accessioned2022-04-11T21:20:54Z-
dc.date.available2022-04-11T21:20:54Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Andressa Queiroz de. Contribuições para marcas de surf considerando protagonismo feminino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27959-
dc.description.abstractThis research seeks to describe the project named “Contributions for surf brands considering women leadership” and to present the obtained results. The study aims to identify communication strategies or construction of brands that establish representation for the female audience from the surf scene, and generate contributions for new brands in the same segment. To development the research, it is presented the surfing scenario in Brazil, the practice by the female audience and the definitions of female protagonism and gender equality from the sports’ point of view. Then, it’s built a comparative analysis between 12 surf brands to understand how women are represented in the scene. Next, the results are validated with 111 female surfers and sports enthusiasts through na online survey, in order to measure the relevance of the study’s responses. As a result of the research, it is expected to find branding and marketing contributions for companies that seek to communicate female protagonism in surfing (and related sports), whether for creation or brand strengthening.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectMulheres surfistaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBrand name productspt_BR
dc.subjectDesign, Industrialpt_BR
dc.subjectWomen surferspt_BR
dc.titleContribuições para marcas de surf considerando protagonismo femininopt_BR
dc.title.alternativeContributions to surf brands considering female protagonismpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca descrever o projeto intitulado “Contribuições para marcas de surf considerando protagonismo feminino” e apresentar os resultados obtidos. O estudo tem como objetivo identificar estratégias de comunicação ou construção de marcas que estabeleça representatividade para o público feminino a partir do cenário do surf, e gerar contribuições para novas marcas do mesmo segmento. Para o desenvolvimento da pesquisa, apresenta-se o cenário do surf no Brasil, a prática pelo público feminino e as definições de protagonismo feminino e equidade de gênero a partir do ponto de vista do esporte. Em seguida, realiza-se uma análise comparativa entre 12 marcas de surf para compreender como as mulheres estão representadas nesse mercado. A seguir, executa-se uma validação dos resultados com 111 mulheres surfistas e/ou entusiastas do esporte, para mensurar a relevância das respostas do estudo das marcas existentes para seu meio de atuação. Como resultado da pesquisa, formulou-se contribuições de branding e marketing pra empresas que buscam comunicar protagonismo feminino no surf (e esportes correlatos), seja para criação ou fortalecimento de marcas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee2Fontana, Isabela Mantovani-
dc.contributor.referee3Nunes, Elenise Leocadia da Silveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcassurfprotagonismofeminino.pdf7,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons