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Título: Modelo de acumulação de capital social em empresas de construção civil
Título(s) alternativo(s): Social capital accumulation model in civil construction companies
Autor(es): Krainer, Christiane Wagner Mainardes
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Capital social
Indústria de construção civil - Administração
Cadeia de logística integrada
Produtividade industrial
Análise de valor (Controle de custo)
Modelos matemáticos
Capital stock
Construction industry - Management
Integrated logistic support
Industrial productivity
Value analysis (Cost control)
Mathematical models
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KRAINER, Christiane Wagner Mainardes. Modelo de acumulação de capital social em empresas de construção civil. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A indústria da construção há décadas tem sido caracterizada por aspectos depreciativos ligados à manufatura como: baixa produtividade, descumprimento de prazos, nível elevado de desperdícios e retrabalhos. Assim, com o intuito de desenvolver estratégias para melhoria no desempenho e na produtividade do setor tem-se avaliado a aplicação da filosofia de gerenciamento da cadeia de suprimentos. A expectativa é que o -ais profissionalizado (processos mais desenvolvidos) o relacionamento da construtora com os fornecedores, mais madura, qualificada e aperfeiçoada é a relação, tornando-se este um ativo valioso, isto é, um capital social que contribui para a obtenção de vantagem competitiva. A capacidade da empresa de incrementar o capital social nas relações estratégicas comprador-fornecedor contribui para a melhoria do desempenho e para a criação de valor. Neste sentido, este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de acumulação de capital social por meio da integração com o fornecedor e da maturidade do relacionamento entre construtora e fornecedor. Aplicando-se a teoria do capital social, hipotetiza-se que a relação entre integração de fornecedor e maturidade do relacionamento entre construtora e fornecedores de insumos leva a um acréscimo de capital social. Foi realizada uma pesquisa aplicada, quantitativa e transversal em 111 empresas ativas de construção de edifícios com sede no território nacional brasileiro. Os dados foram coletados por meio de uma survey, com aplicação de um questionário eletrônico autoadministrado, com as respostas registradas em nuvem. De posse dos dados, foi realizada uma análise descritiva, que teve por finalidade investigar a estrutura de dados, permitindo uma visão global das variações observadas. Avaliou-se, também, o nível de maturidade da relação entre construtoras e fornecedores. Em sequência, técnicas de modelagem de equações estruturais foram aplicadas com o objetivo de estimar as relações hipotetizadas. Como resultado, constatou-se que o relacionamento entre construtoras e fornecedores é caracterizado pela parceria colaborativa com alinhamento em um único projeto. O modelo desenvolvido indicou que a relação entre a integração do fornecedor e a acumulação do capital social é mediada pela maturidade da relacionamento entre construtora e o fornecedor. Do modelo extraiu-se, também, a equação referente ao índice de eficiência de capital social (IECS). A partir da equação foi elaborado um protótipo de sistema de informação gerencial em linguagem Phyton que possibilita o acompanhamento da evolução do capital social da empresa construtora. Concluiu-se que a integração do fornecedor está diretamente relaciona da com a maturidade do relacionamento, a qual reflete positivamente no capital social. Quanto maior a integração entre a construtora e seus principais fornecedores, maior o nível de maturidade de ambos e, consequentemente, maior o capital social.
Abstract: The construction industry has been characterized for decades by derogatory aspects related to manufacturing such as: low productivity, non-compliance with deadlines, high level of waste and rework. Thus, in order to develop strategies to improve the sector’s performance and productivity, the application of the supply chain management philosophy has been evaluated. The expectation is that the more professionalized (more developed processes) the relationship between the construction company and the suppliers, the more mature, qualified and perfected is the relationship, making it a valuable asset, that is, a social capital that contributes to obtaining a competitive advantage. The company’s ability to increase social capital in strategic buyer-supplier relationships contributes to improved performance and value creation. In this sense, this study aims to develop a model for the accumulation of social capital through integration with the supplier and the maturity of the relationship between the construction company and the supplier. Applying the theory of social capital, it is hypothesized that the relationship between supplier integration and maturity of the relationship between construction company and input suppliers leads to an increase in social capital. An applied, quantitative and transversal research was carried out in 111 active building construction companies based in the Brazilian national territory. Data were collected through a survey, with the application of a self- administered electronic questionnaire, with responses recorded in the cloud. With the data in hand, a descriptive analysis was performed, which aimed to investigate the data structure, allowing a global view of the observed variations. The level of maturity of the relationship between construction companies and suppliers was also evaluated. In sequence, structural equation modeling techniques were applied in order to estimate the hypothesized relationships. As a result, it was found that the relationship between construction companies and suppliers is characterized by collaborative partnership with alignment in a single project. The model developed indicated that the relationship between supplier integration and social capital accumulation is mediated by the maturity of the relationship between the construction company and the supplier. The equation referring to the social capital efficiency index (IECS) was also extracted from the model. Based on the equation, a prototype of a management information system in Python language was elaborated, which makes it possible to monitor the evolution of the construction company’s social capital. It was concluded that supplier integration is directly related to the maturity of the relationship, which positively reflects on social capital. The greater the integration between the construction company and its main suppliers, the greater the level of maturity of both and, consequently, the greater the social capital.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27818
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