Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHuf, Samuel Francisco-
dc.date.accessioned2022-03-14T16:53:35Z-
dc.date.available2022-03-14T16:53:35Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationHUF, Samuel Francisco. Potencialidades da aprendizagem significativa por meio das tendências metodológicas em educação matemática: possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática no 6º ano do ensino fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27613-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Aprendizagem significativa mediada por tendências metodológicas da educação matemáticapt_BR
dc.description.abstractThe research described in this thesis analyzes the potentialities of adopting different methodological tendencies in Mathematics Education to promote meaningful learning in Mathematics in the 6th grade in Elementary School. In this context, the methodological tendencies adopted were Mathematical Modeling, Problem Solving, Games, Technology, and Reading, Writing, and Text Production in Mathematics. The research theme emerged from the performance in the classroom with Basic Education students and from the finding of disinterest and lack of motivation of many students when teaching prioritizes only rules and memorization in a traditional perspective without considering the precepts of Meaningful Learning Theory (MLT). With the aim in sight, interpretive qualitative research of applied nature was developed and adopted as a technique for data collection and action research analysis. The survey was conducted with twenty-five students from the 6th grade in Elementary School at a Public School in Ponta Grossa during the second half of 2019. The results showed that the adoption of different methodological tendencies, one helping the other, considering the precepts of Meaningful Learning Theory to guide teaching practices, promoted representational, conceptual, and propositional learning through integrative reconciliation and progressive differentiation, and provoke more interest in students about the subject of mathematics. This interest, combined with the appreciation of principles of MLT, proved to be the basis for student learning to show signs of being meaningful learning. The research results provided an opportunity for developing a website, as an educational product, collaborate with Basic Education teachers interested in developing practices in the classroom, considering the precepts of the MLT and the methodological trends addressed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titlePotencialidades da aprendizagem significativa por meio das tendências metodológicas em educação matemática: possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem de matemática no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning potentials through methodological trends in mathematics education: possible paths to mathematics teaching and learning in 6th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa descrita nesta tese analisa as potencialidades da adoção de diferentes tendências metodológicas em Educação Matemática para promover a aprendizagem significativa em Matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. Nesse contexto, as tendências metodológicas adotadas foram: Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Jogos, Tecnologia e Leitura, Escrita e Produção de Texto em Matemática. A temática da pesquisa emergiu a partir da atuação em sala de aula com estudantes da Educação Básica e da constatação de desinteresse e falta de motivação de muitos estudantes, quando o ensino prioriza apenas regras e memorizações em uma perspectiva tradicional, sem considerar os preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Com vistas ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativa de natureza aplicada e adotada como técnica para coleta e análise de dados a pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com vinte e cinco estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Ponta Grossa/PR durante o segundo semestre de 2019. Os resultados indicaram que a adoção de diferentes tendências metodológicas, uma auxiliando a outra, considerando os preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para direcionar as práticas docentes, promoveram aprendizagem representacional, conceitual e proposicional, por meio da reconciliação integradora e da diferenciação progressiva e despertaram nos estudantes mais interesse em relação à disciplina de matemática. Esse interesse, conciliado à valorização dos princípios da TAS, mostrou-se como base para que a aprendizagem dos estudantes apresentasse indícios de ser aprendizagem significativa. Os resultados da pesquisa oportunizaram a elaboração de um site, como produto educacional, para colaborar com professores da Educação Básica interessados em desenvolver práticas, em sala de aula, considerando os preceitos da TAS e as tendências metodológicas abordadas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5917-7746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603414110365198pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Burak, Dionisio-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1345-1113pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096837034284131pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee2Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee3Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee4Kato, Lilian Akemi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8770-3873pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356641105245996pt_BR
dc.contributor.referee5Martins, Marcio Andre-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-7094-1215pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511315462453934pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
potencialidadesaprendizagemsignificativa.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
potencialidadesaprendizagemsignificativa_produto.pdf586,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons