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Título: Desenvolvimento de um kit didático microcontrolado para ensino de robótica com base no robô FANUC LR MATE 200IC
Autor(es): Ferri, Giulia Andrea
Orientador(es): Duarte, Luis Fernando Caparroz
Palavras-chave: Robótica
Dispositivos de treinamento simulado
Microcontroladores
Robotics
Synthetic training devices
Microcontrollers
Data do documento: 27-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FERRI, Giulia Ândrea. Desenvolvimento de um kit didático microcontrolado para ensino de robótica com base no Fanuc LR Mate 200iC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um kit para ensino de robótica, que permita ao usuário ganhar experiência na utilização do robô, assim como aprender as leis que regem seus movimentos; utilizando materiais de baixo custo disponíveis no mercado nacional. Para isso foi projetado um dispositivo microcontrolado que funciona como um Teach Pendant e que se comunica com o software 3DAutomate da Visual Components. O dispositivo projetado permite que as pessoas sejam instruídas sem a necessidade de usar o verdadeiro sistema robótico, estando então em um ambiente muito mais seguro. Pode ser empregado em treinamentos industriais e ser implementado para auxiliar no progresso acadêmico também em cursos online. Neste trabalho o robô Fanuc LR Mate 200iC foi selecionado para um estudo de caso. Foram estudadas as teorias cinemáticas da robótica para entender os comandos do Teach Pendant, e desta maneira, desenvolver um projeto que respeite o modo de operação do robô e todas as rotinas de segurança necessárias.
Abstract: The objective of this project was to develop a robotic teaching kit that allows the user to gain experience in robot use, as well as to learn the laws that govern their movements; using low-cost materials available in the domestic market. To do so, a microcontrolled device that works as a Teach Pendant and communicates with Visual Components software 3DAutomate was designed. The gadget allows people to be instructed in a much safer environment, without the need to use the true robotic system. It can be used in industrial training and be implemented to aid in academic progress, also in online courses. In this work the Fanuc LR Mate 200iC robot was selected for a case study. The kinematic robotic theories were studied to understand the teach pendant commands, and in this way, to develop a project that respects the robot's operating mode and all necessary safety routines.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27374
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