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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Letícia-
dc.date.accessioned2022-02-15T23:15:04Z-
dc.date.available2022-02-15T23:15:04Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Letícia. Jogos de entrelaçar fios: diálogos com as epistemologias feministas da ciência e da tecnologia na aprendizagem voltada ao desenvolvimento de jogos . 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27165-
dc.description.abstractAs with other technological areas, game development is still mostly excludent for different social groups, such as women, lesbians, bisexuals, transvestites, transexuals, transgender and intersex (LGBTI +), from different ethnic-racial groups (as blacks and indigenous people), as indicated by censuses about the game industry. With this scenario in mind, I seek to explore learning practices in game development as a possibility to promote the participation and visibility of these social groups. To this end, I seek the contributions from the epistemologies of science and technology, in authors such as Donna Haraway and Susan Leigh Star, which allow us to consider gender and race/ethnicity issues in the technoscientific spheres, as well as to question what is considered “knowledge”and how is it constructed. Furthermore, it considers “learning as/in practice”, a category used by Jean Lave, which allows an approach to learning that takes into account its potential for social transformation, as well as it makes visible the processes that foster polarizations between knowledge considered “valid” and “subaltern”, the second being usually delegated to marginalized subjects in the society, such as the groups mentioned here. Based on this theoretical discussion, I carry out two studies at events: at Glitch-tyba, in Curitiba, and at the Women Game Jam 2020, online, in order to get to know people’s reports, experiences and experiences and their relationship with the development of games, seeking to identify the social and situated character of learning as an aspect of participation in communities of practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEpistemologia socialpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos Sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectVideogames - Projetospt_BR
dc.subjectJogos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectHaraway, Donna Jeanne, 1944-pt_BR
dc.subjectSocial epistemologypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectVideo games - Designpt_BR
dc.subjectGames - Developmentpt_BR
dc.titleJogos de entrelaçar fios: diálogos com as epistemologias feministas da ciência e da tecnologia na aprendizagem voltada ao desenvolvimento de jogospt_BR
dc.title.alternativeString interweaving games: dialogues with feminist epistemologies of science and technology in game development learningpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAssim como outras áreas tecnológicas, a área de desenvolvimento de jogos ainda se encontra majoritariamente excludente para diversos grupos sociais, tais como as mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgênero e intersex (LGBTI+), de diferentes grupos étnico-raciais (como negros e indígenas), conforme apontam censos sobre a indústria de jogos. Com este cenário em mente, esta tese busca explorar as práticas de aprendizagem em desenvolvimento de jogos como possibilidade de incentivar a participação e a visibilização dessas pessoas. Para tanto busco aporte nas epistemologias da ciência e da tecnologia, nas autoras Donna Haraway e Susan Leigh Star, que nos permitem considerar as questões de gênero e raça/etnia nos âmbitos tecnocientíficos, assim como questionar o que se entende por “conhecimento” e como este é construído. Ademais considero a “aprendizagem como/na prática”, categoria utilizada pela autora Jean Lave, que permite uma abordagem sobre o aprendizado que leva em consideração seu potencial para a transformação social, assim como torna aparente os processos que fomentam as polarizações entre conhecimentos considerados “válidos” e “subalternos”, estes, usualmente delegados aos sujeitos marginalizados nas sociedades, tais como os grupos aqui citados. A partir desta discussão teórica realizo dois estudos em eventos Glitch-tyba, em Curitiba, e a Women Game Jam 2020, realizada online, com objetivo de conhecer relatos, vivências e experiências das pessoas e sua relação com desenvolvimento de jogos, buscando identificar o caráter social e situado da aprendizagem como um aspecto da participação em comunidades de prática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6035-4247pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8576273682559973pt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee1Stateri, Julia-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8818-5158pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0872065788951240pt_BR
dc.contributor.referee2Goulart, Lucas Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5811053268478114pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Marines Ribeiro dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-9925-9949pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee5Paz, Monica de Sá Dantas-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-9634-4243pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2554907374201593pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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