Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161
Título: O currículo do curso de engenharia industrial elétrica: habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica
Autor(es): Porto Alegre, Laíze Márcia
Orientador(es): Leszczynski, Sonia Ana
Palavras-chave: Currículos - Avaliação
Engenharia elétrica
Inovações tecnológicas
Professores - Formação
Educação - Inovações tecnológicas
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
Curriculum evaluation
Electric engineering
Technological innovations
Teachers, Training of
Education - Technological innovations
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 8-Dez-1997
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PORTO ALEGRE, Laíze Márcia. O Currículo do curso de engenharia industrial elétrica/habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 1997.
Resumo: Os grandes desafios atuais, estão relacionados com as contínuas e profundas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Esta dissertação apresenta o estudo do currículo, particularmente do curso de Engenharia Industrial Elétrica, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR por ser a engenharia a área mais diretamente envolvida e afetada pelo avanço tecnológico. Neste estudo apresentamos o histórico do curso e de suas reformulações. Verificamos a concepção dos professores com relação as atividades relacionadas ao desenvolvimento curricular do curso. Demostramos as concepções dos professores com relação a preparação do profissional para as constantes mudanças mencionadas e consequentemente suas opiniões com relação a reformulação das disciplinas; como os professores vêm o estágio, a interdisciplinaridade e qual a sua concepção de Educação Tecnológica. Descrevemos neste, as propostas de reformulações apresentadas pelos professores pesquisados. Todas as opiniões coletadas foram analisadas, levando-se em conta que o curso é ministrado numa instituição de Educação Tecnológica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Porto Alegre, Laíze Marcia_1997.pdf717,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons