Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFraga, Newton-
dc.date.accessioned2022-02-04T20:41:22Z-
dc.date.available2022-02-04T20:41:22Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.citationFRAGA, Newton. A motivação dos alunos em estudar Física: um estudo exploratório. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26980-
dc.description.abstractThis work aims to verify how students identify with Physics and what are the possible motivating agents that make them interested in studying this discipline. Motivation can happen in several aspects, be it emotional, involving teacher-student, or through meaning, involving student-discipline. Motivation is necessary for the student to feel attracted to learn. The aim of this research is to investigate the factors that contribute to motivate students to study physics and those that are still considered barriers. To know the production on the subject, a literature review was carried out in five journals in the field of Science Teaching using the keywords: Motivation, Affection, Problem and Context. To produce the data, an online questionnaire was applied to classes in the first, seconds and third years of high school at a state public school in the metropolitan region of Curitiba. As this is an exploratory work, through a questionnaire, the students’ opinion on motivating ways to study physics was sought. The questions sought to investigate how students studied Science, issues related to forms of motivation and how they would feel motivated to study, as well as what the motivational agents would be. Analyzing the students’ responses, it was clear that the interaction between them and the teachers is very important. It also showed that mathematics, in the way it is used in the field of physics, is an element that hinders learning. The use of other ways of teaching was reported by most respondents, as well as the use of experiments, simulators and other means that are not just lectures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.titleA motivação dos alunos em estudar Física: um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeStudents' motivation to study physics: an exploratory studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar como os estudantes se identificam com a Física e quais são os possíveis agentes motivadores que os fazem ter interesse em estudar essa disciplina. A motivação pode acontecer em vários aspectos, seja ele emocional, envolvendo professor-aluno, ou por meio da significação, envolvendo aluno-disciplina. A motivação se faz necessária para que o estudante se sinta atraído a aprender. O objetivo desta pesquisa é investigar os fatores que contribuem para motivar os alunos a estudar física e aqueles que ainda são tidos como barreiras. Para conhecer a produção sobre o tema, realizou-se uma revisão de literatura em cinco periódicos da área de Ensino de Ciências utilizando-se as palavras-chave: Motivação, Afetividade, Problema e Contexto. Para produzir os dados, foi aplicado um questionário on-line em turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio de uma escola pública estadual da região metropolitana de Curitiba. Por se tratar de um trabalho exploratório, por meio de questionário, buscou-se a opinião dos alunos sobre formas motivadoras para estudar física. As perguntas buscaram investigar como os alunos estudavam Ciências, questões referentes a formas de motivação e como eles se sentiriam motivados a estudar, bem como quais seriam os agentes motivacionais. Analisando as respostas dos alunos ficou claro que a interação entre eles e os professores é muito importante. Mostrou também que a matemática, da forma como é utilizada no âmbito da disciplina de física, se mostra como um elemento dificultador do aprendizado. O uso de outras formas de ensinar foi relatado pela maioria dos respondentes, assim como o uso de experimentos, simuladores e outros meios que não seja somente a aula expositiva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee1Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee2Teixeira Filho, Durval Martins-
dc.contributor.referee3Matsunaga, Fausto Hideki-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2021_1_03.pdf612,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.