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dc.creatorMello, Paulo Henrique Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-02-04T11:56:51Z-
dc.date.available2022-02-04T11:56:51Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationMELLO, Paulo Henrique Carvalho de. Utilização de resíduos de usinagem do tipo cavaco em substituição a fibra de aço no concreto para pisos industriais. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26972-
dc.description.abstractThe use of steel fiber reinforced concrete is commonly associated with the design of pavements, especially industrial floors, then, this work approach the effects of using steel chips residue in concrete, acting as a substitute for the fiber components in these structures, offering an alternative material for the reinforcement process of them and proposing a new destination for this type of steel waste. An analysis is made by comparing two industrial pavement projects, which will be built in concrete and with equal dimensions, analyzing the maximum stress resisted by them, both differing only in their composition, the first being reinforced with fibers of commercial steel and the second using the steel chips as a replacement material for the fibers. According to the analysis, the concrete with steel fibers obtained superior results related to the tensile strength in bending, while the steel chip reinforced concrete reached higher results related to compressive strength. Therefore, it is concluded that steel fibers cannot be totally replaced by the chips, however, given the positive effects on compression, it would be of great interest the analyze of the partial replacement of the steel fibers or even the concrete aggregates by the waste steel. Due to the behavior obtained in the tests, it is interesting to further study such replacements aiming the possibility of perform this type of construction with reduced costs, in addition to an eventual reduction of environmental impacts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectFibraspt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectFiberspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleUtilização de resíduos de usinagem do tipo cavaco em substituição a fibra de aço no concreto para pisos industriaispt_BR
dc.title.alternativeUse of steel chip-type machining waste in the replacement of fibersteel in concrete for industrial flooringpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização do concreto reforçado com fibras de aço é comumente associada para pavimentos, em especial os do tipo industrial, de tal forma, este trabalho aborda os efeitos da utilização do resíduo da usinagem do tipo cavaco no concreto, atuando como substituição ao material fibroso, para a finalidade estrutural dos pisos industriais, desta forma, propondo um material diferente para utilização em obras deste tipo, além de, uma nova destinação final para este resíduo. A análise é dada através da comparação de dois dimensionamentos para um pavimento industrial, que serão realizados com dimensões arbitradas e iguais, assim analisando os esforços máximos resistidos por eles, estes se diferenciam apenas pela sua composição, sendo o primeiro de concreto reforçado de fibras de aço comerciais e o segundo, de concreto reforçado pelo cavaco atuando como fibra de aço. Conforme análise executada, observou-se que, o concreto com as fibras de aço comerciais obtiveram, resultados superiores quando tratado das variáveis relacionadas a resistência a tração na flexão, enquanto o cavaco demonstrou resultados maiores quando relacionado a compressão, assim sendo, conclui-se que, não se pode substituir totalmente as fibras de aço por cavaco, porém dado os efeitos positivos na compressão, é de grande interesse a análise da substituição parcial destes materiais ou até mesmo dos agregados pelos resíduos de usinagem, por conta do comportamento observado nos ensaios, sendo curioso o estudo mais aprofundado de tais substituições para que assim seja possível executar estas obras com um custo reduzidos além de redução dos impactos ambientais.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Dyorgge Alves-
dc.contributor.referee1Silva, Dyorgge Alves-
dc.contributor.referee2Gidrão, Gustavo De Miranda Saleme-
dc.contributor.referee3Frare, Andreza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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