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dc.creatorMartines, Luciana-
dc.date.accessioned2022-01-07T17:47:13Z-
dc.date.available2022-01-07T17:47:13Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationMARTINES, Luciana. Estudo do potencial pedagógico de uma UEPS sobre semicondutores para o ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26908-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: UEPS para o ensino de semicondutores no ensino médiopt_BR
dc.description.abstractOur study aimed to investigate the effectiveness of a proposed teaching sequence, in an interdisciplinary way, through David Ausubel's theory of meaningful learning, for semiconductor teaching in a third-grade high school class in a public school in the city. of Cianorte, in the northwest region of the state of Paraná. This proposal consists of an educational product of the National Professional Masters in Physics Teaching. And it is based on the assumptions of a qualitative and qualitative research, built through:questionnaires, practical activity, reading texts and a field diary produced during the implementation. All analysis of the collected material is in accordance with Marco Antônio Moreira's assumptions, through a UEPS (Potentially Significant Teaching Unit), in which the author assigns eight stages, considering the knowledge acquired and leading the student to deepen the content worked with more advanced problem situations, through the following stages: theme presentation, survey of prior knowledge, proposition of a problem situation, progressive differentiation, deepening of concepts, integrating reconciliation, evaluation and effectiveness. Among the results we can observe the interest of students in the subject worked in the proposal, verifying the relationship between the concepts of semiconductor materials studied with their daily lives, and also realizing the interdisciplinarity with another discipline studied in high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectSemicondutorespt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectSemiconductorspt_BR
dc.titleEstudo do potencial pedagógico de uma UEPS sobre semicondutores para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the pedagogical potential of a UEPS on semiconductors for high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho objetivou investigar a efetividade de uma proposta de sequência de ensino, de modo interdisciplinar, por meio da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, para o ensino de semicondutores em uma turma de terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Cianorte, na região noroeste do estado do Paraná. Essa proposta consiste em um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. E está fundamentada nos pressupostos de uma pesquisa, qualitativa e qualitativa, construída através de: questionários, atividade prática, leitura de textos e diário de campo produzidos no decorrer da implementação. Toda análise do material coletado está de acordo com os pressuposições de Marco Antônio Moreira, através de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), em que o autor atribui oito etapas, considerando o conhecimento adquirido e levando o estudante a se aprofundar no conteúdo trabalhado com situações problemas mais avançadas, através das seguintes etapas: apresentação do tema, levantamento dos conhecimentos prévios, proposição de uma situação problema, diferenciação progressiva, aprofundamento dos conceitos, reconciliação integradora, avaliação e efetividade. Dentre os resultados podemos observar o interesse dos alunos pelo assunto trabalhado na proposta, verificando a relação sobre os conceitos dos materiais semicondutores estudados com o seu cotidiano, e ainda, percebendo a interdisciplinaridade com outra disciplina estudada no Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-8926-9222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2797596768150628pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Ederson Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-3519-324Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768392223239987pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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