Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26840
Título: Propostas brasileiras para o uso do RPG no ensino de história
Título(s) alternativo(s): Brazilian proposals for the use of RPG in history teaching
Autor(es): Correa, Elton Pedroso
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Escolas - Exercícios e jogos
História - Estudo e ensino
Learning strategies
Schools - Exercises and recreations
History - Study and teaching
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CORREA, Elton Pedroso. Propostas brasileiras para o uso do RPG no ensino de história. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como temática propostas brasileiras para o uso de RPG no ensino de história. Sua origem encontra-se na busca por métodos e técnicas de ensino que possam ser aplicadas em situações de trabalho docente nas quais intervenções de longo prazo não necessariamente acontecem, como é o caso dos professores contratados em regime PSS pela Rede Estadual de Ensino do Paraná. Considerando que RPGs costumeiramente se aproveitam de narrativas históricas, questiona-se se eles seriam uma resposta para esta demanda e sobre suas possibilidades de aproximação com a disciplina de história. Este texto consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre produções de professores de história que desenvolveram suas próprias propostas para o uso do RPG no ensino de história, as aplicaram, e fizeram ciência ao escrever sobre como se deu esse processo e seus resultados. Este trabalho possui caráter qualitativo, e foi realizado através de uma análise histórica das fontes levantadas. Em cima de nossa fundamentação teórica, sustentamos que a relação entre RPG e ensino de história é possível e tem suas particulares potencialidades. Nos textos analisados, encontramos esforços para a aplicação do RPG no ensino de história na educação básica e na formação inicial de professores. Também se desenha as possibilidades do uso do RPG para a construção da consciência histórica, do desenvolvimento cognitivo, e de processos para alteridade e coletividade.
Abstract: This work has as its theme Brazilian proposals for the use of RPG in history teaching. Its origin is found in the search for teaching methods and techniques that can be applied in teaching work situations in which long-term interventions do not necessarily happen, as is the case of teachers hired under the PSS regime by the Paraná State Education Network. Considering that RPGs usually take advantage of historical narratives, it is questioned whether they would be an answer to this demand and about their possibilities of approaching the discipline of history. This text consists of an exploratory bibliographic research on the production of history teachers who developed their own proposals for the use of RPG in history teaching, applied them, and made science by writing about how this process and its results took place. This work has a qualitative feature and was carried out through a historical analysis of the sources raised. On top of our theoretical foundation, we maintain that the relationship between RPG and history teaching is possible and has its particular potential. In the analyzed texts, we find efforts for the use of RPG in history teaching in basic education and in the initial training of history teachers. The possibilities of using RPG to build historical awareness, cognitive development, and processes for otherness and collectivity are also outlined.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26840
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usorpgensinohistoria.pdf363,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.