Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786
Título: | A função didático-pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | The didactic-pedagogical function of the musical language in the development of students with intellectual disabilities |
Autor(es): | Ferreira, João Paulo |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Música na educação Estratégias de aprendizagem Inclusive education Music in education Learning strategies |
Data do documento: | 25-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FERREIRA, João Paulo. A função didático pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O alunado mais comum encontrado em escolas especiais, são estudantes com deficiência intelectual, cujos aspectos no processo ensino aprendizagem podem ser desafiadores para muitos professores. Pedagogicamente falando, é notório que através da motivação e da inovação, a música oferta inúmero trabalhos interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. Os estudos científicos já comprovam relevantes contribuições da música para o ser humano, pela sua aplicabilidade artística, estética, cognitiva e emocional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é investigar por meio de uma revisão bibliográfica, os benefícios da música no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. |
Abstract: | The most common students found in special schools are students with intellectual disabilities, whose aspects in the teaching-learning process can be challenging for many teachers. Pedagogically speaking, it is well known that through motivation and innovation, music offers countless interdisciplinary works, which enrich the educational process. Scientific studies already prove relevant contributions of music to the human being, due to its artistic, aesthetic, cognitive and emotional applicability. Therefore, the main objective of this work is to investigate, through a bibliographic review, the benefits of music in the development of students with intellectual disabilities. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
linguagemmusicaldesenvolvimentodeficiencia.pdf | 360,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.