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Título: Ações de polícia comunitária como forma de combate à violência escolar no Brasil
Título(s) alternativo(s): Community police actions as a way to combat school violence in Brazil
Autor(es): Ferreira, Jearley
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Disciplina escolar
Incentivos e punições na educação
Violência - Prevenção
School discipline
Rewards and punishments in education
Violence - Prevention
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Jearley. Ações de polícia comunitária como forma de combate à violência escolar no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Esta monografia, que se classifica como levantamento bibliográfico, teve como foco principal compreender o desempenho do trabalho empreendido pelas polícias militares brasileiras no enfrentamento ao problema da violência escolar no Brasil, realizado através das ações de polícia comunitária, identificar o nível de capacitação, as formas de empenho dos policiais e o nível de satisfação proporcionado por esse atendimento às comunidades escolares. No decorrer do levantamento bibliográfico discutiram-se questões como as diferentes formas de manifestações e origens do desequilíbrio comportamental no meio escolar. Buscou-se ainda informações a respeito das características da filosofia de polícia comunitária. As discussões se deram também a respeito das dificuldades existentes nessa relação entre polícia e comunidade escolar. Por fim, levantou-se, também uma discussão com relação às formas de superação das barreiras e à importância da patrulha escolar comunitária para a educação brasileira.
Abstract: This monograph, which is classified as a bibliographic survey, consisted of understanding the performance of the work undertaken by the Brazilian military police in addressing the problem of school violence in Brazil, carried out through community police actions, identifying the level of training, the forms of engagement police officers and the level of satisfaction provided by this service to school communities. During the bibliographical survey, issues such as the different forms of manifestations and origins of behavioral imbalance in the school environment were discussed. Information was also sought about the characteristics of the community police philosophy. Discussions also took place regarding the difficulties existing in the relationship between the police and the school community. Finally, the work focused on discussing ways to overcome barriers and the positive importance of community school patrol for Brazilian education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26782
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