Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26762
Título: Educação especial e inclusão: da negação à aceitação da criança no ensino regular
Título(s) alternativo(s): Special education and inclusion: from denial to acceptance of children in regular education
Autor(es): Lourenço, Rafael Luis Beloni
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Inclusão escolar
Crianças com deficiência - Educação
Educação especial
Mainstreaming in education
Children with disabilities - Education
Special education
Data do documento: 18-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOURENÇO, Rafael Luis Beloni. Educação especial e inclusão: da negação a aceitação da criança no ensino regular, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática o histórico da Educação Especial até chegar ao momento da Inclusão, como profissionais da educação, alunos e família vem lidando com isso do início da história da educação especial e inclusão até hoje, leis decretos e documentos que alimentam a Educação Especial desde o começo de tudo até os dias atuais. Da negação a aceitação da criança inclusa em sala de aula. O que nos falta para uma Educação especial mais afetiva e amorosa, finalizando com o que ainda nos falta para termos uma Inclusão de qualidade, que inclua da forma que deve incluir, onde os acontecimentos favoreçam tanto alunos quanto profissionais e também famílias, não sendo algo que se questione mais que nos esclareça as dúvidas e questionamentos.
Abstract: This work had as its theme the history of Special Education until reaching the moment of Inclusion, as education professionals, students and family have been dealing with it from the beginning to the present day, laws decrees and documents that feed Special Education today . From denial the acceptance of the child included in the classroom. What we lack for a more affective and loving Special Education, ending with what we still lack to have a quality Inclusion, which includes the way it should include, where events favor both students and professionals and also families, not being something to ask more questions that clarify doubts and questions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26762
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoespecialinclusaocrianca.pdf301,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.