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dc.creatorBreginski, Tatiane Bonfim-
dc.date.accessioned2021-12-15T23:39:36Z-
dc.date.available2021-12-15T23:39:36Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationBREGINSKI, Tatiane Bonfim. Desempenho acústico de cortinas em um ambiente de sala de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26719-
dc.description.abstractThe acoustic conditioning of environments plays a fundamental role in the well-being and health of users. Several solutions are used for this purpose, such as the treatment of walls, ceilings, floors and also the use of special frames. Considering that the greatest loss of acoustic insulation within a building occurs in the openings and that an acoustically adequate environment is essential for good learning, there is a need for alternative treatments, which are inexpensive and easy to install for school environments. Thus, this work aims to characterize the acoustic performance of curtains in a classroom environment. For this, sound absorption measurements of different materials were made in an impedance tube, to facilitate its characterization. Subsequently, a three­dimensional simulation of the classroom was performed using the I­SIMPA software for comparisons between materials. And finally, impulse response measurements were taken in the classroom with certain curtains. A reduction of up to 38% in the reverberation time at a given frequency was observed with the addition of curtains in the environment. There was also a reduction ranging from 21.7% to 41.4% in the average reverberation time from the room without curtains to the room with curtains. Showing that even open, curtains have a significant impact on the acoustics of the environment and not only can, but should also be used for the acoustic conditioning of classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEngenharia acústicapt_BR
dc.subjectCortinaspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectFibras têxteispt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectAbsorção - Sonspt_BR
dc.subjectAcoustical engineeringpt_BR
dc.subjectCurtainspt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectTextille fiberspt_BR
dc.subjectPolymerspt_BR
dc.subjectAbsorption - Soundspt_BR
dc.titleDesempenho acústico de cortinas em um ambiente de sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeAcoustic performance of curtains in a classroom environmentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO condicionamento acústico dos ambientes possui um papel fundamental no bem-estar e na saúde dos usuários. Diversas soluções são empregadas para esse fim, como tratamento de paredes, tetos, pisos e também a utilização de esquadrias especiais. Tendo em vista que a maior perda de isolamento acústico dentro de uma edificação ocorre nas aberturas e que um ambiente acusticamente adequado é essencial para um bom aprendizado, surge a necessidade de tratamentos alternativos, de baixo custo e fácil instalação para ambientes escolares. Assim, esse trabalho tem como objetivo caracterizar o desempenho acústico de cortinas no ambiente de uma sala de aula. Para isso, foram feitas medições de absorção sonora de diferentes materiais em um tubo de impedância, para facilitar sua caracterização. Posteriormente, foi realizada uma simulação tridimensional da sala de aula no software I­SIMPA para comparações entre materiais. E por fim, foram feitas medições de respostas aos impulsos na sala de aula com determinadas cortinas. Foi observado uma redução de até 38% no tempo de reverberação em determinada frequência com a adição de cortinas no ambiente. Houve também uma redução que variou de 21,7% até 41,4% no tempo de reverberação médio da sala sem cortinas para a sala com cortinas. Mostrando que mesmo abertas, as cortinas possuem um impacto significativo na acústica do ambiente e não apenas podem, como devem também ser utilizadas para o condicionamento acústico de salas de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5547-5685pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3835857179930732pt_BR
dc.contributor.advisor1Matoski, Adalberto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5503-4943pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4370803094890281pt_BR
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5503-4943pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4370803094890281pt_BR
dc.contributor.referee2Sarda, Alexandre Augusto Pescador-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402693423587843pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Rodrigo Scoczynski-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3409-2041pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8671068553115730pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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