Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692
Título: Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
Título(s) alternativo(s): Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education
Autor(es): Carvalho, Jessica Xavier de
Orientador(es): Padilha, Ana Caroline de Bassi
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Educação de crianças
Lingua de sinais
Educação inclusiva
Editoração
Design
Early childhood education
Sign language
Inclusive education
Editing
Data do documento: 24-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta o projeto de “Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para Educação Infantil Regular”, tendo como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade surda utilizando a estratégia de oferecer um material de apoio para o ensino em Libras na Educação infantil de crianças não-Surdas. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Rodolfo Fuentes (2005), em que o processo de desenvolvimento do projeto é dividido em três etapas principais: problema, criatividade e solução. Outros elementos de pesquisa, foram adicionados a metodologia, e foram aplicados no projeto conforme seu desenvolvimento. Dessa forma, este projeto abrange um material de apoio físico com integração de recurso audiovisual digital. Espera-se ocasionar a difusão, conscientização e integração da língua de sinais a partir do ensino para crianças não-Surdas, proporcionando assim a extensão do conhecimento também no ambiente familiar por meio dela (língua de sinais).
Abstract: This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2020_1_07.pdf10,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.